Almino-Affonso-220x175

Ex-ministro do Trabalho e Previdência do governo João Goulart e posteriormente cassado pela ditadura, Almino Afonso (foto), aos 87 anos irá presidir a Comissão de Anistia, vinculada ao Ministéro da Justiça. Ele foi nomeado nesta sexta-feira. Além de Afonso, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, nomeou outros 18 novos integrantes, entre os quais o ex-ministro do STF e integrante da Corte de Haia Francisco Rezek, que ocupou o Ministério das Relações Exterior no governo de Fernando Collor.

Anistia

Ex-ministro de Jango é o novo presidente da Comissão de Anistia

Postado em  por Inaldo Sampaio

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, afastou nesta sexta-feira (2) 19 dos 25 membros da Comissão de Anistia, a maioria simpatizantes do PT e convidou para presidi-la o ex-ministro do Trabalho no governo de João Goulart, Almino Affonso.

A Comissão foi criada em 2002, no governo do presidente FHC, como a finalidade de analisar pedidos de indenização de pessoas que sofreram violação aos direitos humanos entre 1946 e 1988.

Além de Paulo Abrão, que presidia a Comissão, deixaram o colegiado os conselheiros Aline Sueli de Salles Santos, Caroline Proner, Narciso Patriota, Nilmário Miranda e Roberta Camineiro Baggio.

Também foram dispensados os conselheiros Ana Maria Guedes, Carolina de Campos Melo, José Carlos Moreira da Silva Filho, Manoel Severino Moraes de Almeida, Márcia Elayne Berbich Moraes, Prudente José Silveira Mello e Virginius José Lianza da Franca.

Para o cargo de 1º vice-presidente foi nomeado o ex-ministro do STF Francisco Rezek.

Também foram convidados para compor a Comissão – Amanda Flávio de Oliveira, Arlindo Fernandes de Oliveira, Carlos Bastide Horbach, Carolina Cardoso Guimarães Lisboa, Eunice Aparecida de Jesus Prudente, Fabiano Menke, Fernando Dias Menezes de Almeida, Floriano Peixoto de Azevedo Marques Neto, George Rodrigo Bandeira Galindo, Gilda Portugal Gouveia, José Rogério Cruz e Tucci, Kaline Ferreira Davi, Luiz Alberto Gurjão Sampaio de Cavalcante Rocha, Nina Beatriz Stocco Ranieri, Otavio Brito Lopes e Paulo Lopo Saraiva.

 

gvlima15_jpg
Postado por Gilvan VANDERLEI
Ex-Cabo da FAB – Atingido pela Portaria 1.104GM3/64
E-mail gvlima@terra.com.br