Publicado: 22/01/2014 16:53h Republicado: 16/05/2014

O Tenente-Coronel Francisco Cláudio Gomes Sampaio assumiu o comando da Base Aérea de Fortaleza nesta terça-feira (21/1). Após uma carreira na aviação de caça, ele retorna 24 anos depois para comandar a Organização Militar onde trabalhou como soldado antes de passar na seleção da Academia da Força Aérea (leia abaixo entrevista com o Tenente-Coronel Cláudio).

A solenidade de passagem de comando foi presidida pelo comandante do Comando-Geral de Operações Aéreas, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e contou com a presença do comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (COMAR II), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando Dutra Bastos. Após três anos na Base Aérea de Fortaleza, sendo seis meses como comandante, o Coronel Paulo Servo Costa Filho segue para a Diretoria de Administração Pessoal, no Rio de Janeiro

Futuro da Base Aérea de Fortaleza

Para 2014, o novo comandante destaca a importância da Base Aérea de Fortaleza para as ações de segurança durante a Copa do Mundo e também durante a reunião de cúpula que deve reunir os Chefes de Estado dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que acontecerá em julho na capital cearense. "Nossa missão é apoiar as unidades aéreas que operem aqui, e esse é um serviço muito importante para o País", destacou o Tenente-Coronel Cláudio.

Após a transferência do Esquadrão Rumba para Natal, a Base Aérea de Fortaleza permanece como sede do 5º Esquadrão do 1º Grupamento de Comando e Controle (5º/1ºGCC), de um Batalhão de Infantaria, de um hospital, da Prefeitura de Aeronáutica de Fortaleza (PAFZ) e do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA). Ao todo, 116 militares foram transferidos, mas mais de mil pessoas, entre civis e militares, permaneceram em Fortaleza.

"É uma Base importante para a Força Aérea. E ela continua com a responsabilidade de dar apoio para toda aeronave que passe por Fortaleza", explicou o Tenente-Brigadeiro Rossato. Ele lembrou ainda que a Organização Militar continuará a ser o local para inspeções das aeronaves C-95M, além de poder receber outras aeronaves temporariamente, como os aviões P-3AM, de patrulha marítima.

De soldado a comandante
Entrevista com o Tenente-Coronel Francisco Cláudio Gomes Sampaio

Qual a motivação que o levou a servir como soldado?
A admissão como soldado foi uma grande surpresa e modi?cou signi?cativamente os rumos de minha vida. A minha intenção à época não era a de prestar o serviço militar. Os meus planos eram totalmente diferentes. Eu cursava Física na Universidade Federal do Ceará (UFC) e nas Casas de Cultura Estrangeira, ligadas à UFC, estudava alemão, russo e inglês. Meus objetivos eram ?nalizar a faculdade de Física e tentar um mestrado na Alemanha ou na Rússia, daí o estudo dessas línguas. A opção pela Força Aérea foi simples e fácil, por conta da admiração pessoal pela aviação e pelos saudosos AT-26 Xavante que cruzavam diariamente os céus alencarinos [como é chamado quem nasce em Fortaleza]. Já admitido e próximo ao final do curso, em novembro de 1987, ?z o concurso da Academia da Força Aérea e consegui aprovação. Na AFA, identi?quei a minha vocação como piloto de combate.

Como avalia a experiência adquirida durante este período?
Os ensinamentos da época de soldado formaram a base cultural, ética e militar que facilitaram a vida como cadete. Assim, as di?culdades de adaptação [no que se refere à parte militar] tornaram-se mais amenas. Além disso, conhecer a realidade de vida, a rotina, as di?culdades e os desa?os por que passam nossos soldados facilitou a minha vida como o?cial, pois permitiu-me, em primeiro lugar, respeitá-los, e também motivá-los em direção ao cumprimento de nossa missão constitucional.

Fonte: fab.mil.br

Adendo:

As forças Armadas são formadas pela Marinha, Exército e Aeronáutica, e cada uma tem sua particularidade (carreira diversas), vejamos os exemplos:

“Ex-soldado assume comando da Base Aérea de Fortaleza”

O Tenente-Coronel Francisco Cláudio Gomes Sampaio assumiu o comando da Base Aérea de Fortaleza nesta terça-feira (21/1). Após uma carreira na aviação de caça, ele retorna 24 anos depois para comandar a Organização Militar onde trabalhou como soldado antes de passar na seleção da Academia da Força Aérea (leia abaixo entrevista com o Tenente-Coronel Cláudio).

O Sargento da aeronáutica com 30 (trinta) anos de serviço ele pode solicitar ir para reserva remunerada, caso faça um estágio de aperfeiçoamento ao oficialato ele  fica um pouco mais de tempo pode alcançar o posto de Capitão ou se passar em concurso interno depois de 8 (oito) anos de Sargento na mesma especialidade especifica como: Sargento Mecânico de Avião, Controlador de Trafego Aéreo, Meteorologista e etc   pode alcançar o posto de Coronel, existe algumas especialidade que o Sargento só pode galgar no máximo o posto de Capitão como é o caso de Sargento especialista em Música. 

Por isso que são carreiras diversas e não por graduação e posto.

Atenciosamente,


Cláudio Eugênio Rodrigues Pires
.
Ex-3Sgt da F.A.B.- Licenciado como suspeito de subversivo, anistiando desde 2003.
Email: claudioeugenio47@gmail.com

 

 

 

gvlima15_jpg
Postado por Gilvan VANDERLEI
Ex-Cabo da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
E-mail gvlima@terra.com.br