04/08/2011 às 20:25:07 – Atualizado em 05/08/2011 às 08:14:23

dilma-e-jobim_350x315

Jobim pede demissão e Celso Amorim deve assumir Defesa

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, entregou na noite de hoje uma carta de demissão à presidente Dilma Rousseff, em reunião no Palácio do Planalto. Segundo informou o Palácio do Planalto, o encontro entre Jobim e Dilma foi rápido e durou apenas cinco minutos.

Com a saída de Jobim, o ex-chanceler Celso Amorim assumirá a pasta da Defesa, segundo informou o Palácio do Planalto. Amorim já foi convidado para o cargo. Jobim, que estava no Amazonas, antecipou seu retorno a Brasília, previsto inicialmente para as 22 horas, para essa reunião com Dilma, após as repercussões negativas das declarações feitas à Revista Piauí.

.

04/08/2011 às 23:00:05 – Atualizado em 05/08/2011 às 11:27:59

ffaa_celso_amorim2

Militares reagem à escolha de Amorim

A escolha do ex-chanceler e Celso Amorim para substituir Nelson Jobim no Ministério da Defesa desagradou almirantes, generais e brigadeiros e foi considerada “a pior surpresa” dos últimos tempos pelos militares, só comparável à escolha de José Viegas Filho, também diplomata, no início do governo Luiz Inácio Lula da Silva, para o mesmo cargo.

No caso de Celso Amorim, de acordo com oficiais-generais da ativa ouvidos pelo Estado, que não podem se pronunciar para não serem punidos por descumprirem o regulamento disciplinar e quebra de hierarquia, a situação ainda é mais delicada porque todos conhecem as posições do ex-chanceler durante sua passagem pelo Itamaraty, quando “contrariou princípios e valores” dos militares.

Apesar de toda contrariedade, os militares, disciplinados, não tomarão nenhuma atitude contra Amorim. Não há o que fazer, além de bater continência para o ocupante de uma das carreiras que os militares mais têm rivalidade. Para os militares, a escolha de Amorim tem “o dedo de Lula“, dizem.

Dilma Rousseff é a presidente da República e cabe a ela escolher o novo ministro da Defesa e aos militares acatarem a decisão. “É quase como nomear o flamenguista Márcio Braga para o cargo de presidente do Fluminense ou do Vasco, ou vascaíno Roberto Dinamite como presidente do Flamengo“, comentou um militar, recorrendo a uma analogia futebolística e resumindo o sentimento de “desgosto” da categoria.

.

05/08/2011 às 10:15:06 – Atualizado em 05/08/2011 às 11:31:12

nelson_jobim_350x315

Demitido, Jobim sai para caminhar e evita imprensa

O ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim, que saiu cedo para a sua caminhada, evitou falar com a imprensa sobre a conversa que teve ontem com a presidente Dilma Rousseff, a demissão do cargo e seu destino político. “Não tenho nada para comentar“, limitou-se a afirmar, a cada pergunta feita pela imprensa, nesta manhã, em frente à casa dele, em Brasília. Sobre a conversa que teve com a presidente, Jobim disse que só ela pode falar.

Nelson Jobim foi demitido ontem, depois das críticas que fez às ministras de Relações Institucionais, Ideli Salvatti (“é muito fraquinha“), e da Casa Civil, Gleisi Hofmann (“sequer conhece Brasília“) à Revista Piauí. O Diário Oficial da União publicou hoje a exoneração de Jobim “a pedido” e a nomeação do ex-ministro das Relações Exteriores do governo Lula, Celso Amorim.

Fonte das notícias: Paraná.online

gvlima15_jpg
Postado por Gilvan Vanderlei
Ex-Cabo da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
E-mail gvlima@terra.com.br