Não tem muito haver com nossa causa, mas nas entrelinhas tem laços.
Esse texto é só para rememorar os conhecimentos adquiridos.(Max Leite).

D-E-M-O-C-R-A-C-I-A

DEMOCRACIA é sinônimo de participatividade coletiva e construção coletiva, este é o significado de democracia.

Nós vivemos em um Estado Democrático de Direito, todavia os políticos utilizam essa palavra mágica “DEMOCRACIA” para ludibriar o cidadão prometendo o que não pode para angariar sufrágios para crescer politicamente chegando a formar oligarquias. É o que se percebe a partir da edição da Constituição de 1988.

Desde a queda do Regime Militar, ainda são as mesmas figurinhas carimbadas ou seus primogênitos que exercem os poderes do Brasil, ou seja , pararam de deixar os cidadãos na mão do militarismo para ficar sob o controle político , então são eles que elaboram leis e dessa forma se beneficiam mais a eles do que quem precisa.

Como ilustração dizem que o cidadão vai pagar tantos por cento de imposto para tal produto, os cidadãos pagam, vão ter que pagar multa sobre isso e aquilo se não pagar as penalidades maiores, mas quando se reivindica os seus direitos e eles negados, acobertados pelas leis que eles mesmos elaboraram como nossos representantes, os representados nunca tem razão contra o Serviço Público A Democracia é Democracia mas ela tem lá suas contradições tomo um exemplo, o voto é obrigatório.

A esperteza contribuiu para que elaborassem uma Constituição com interesses escusos. Anteriormente as constituições estabelecia que o poder emana do povo para o povo, a atual modificaram para o poder emana do povo, ATRAVÉS DE SEUS REPRESENTANTES, este foi o pulo do gato que os cidadãos não esperavam, por esta razão o povo continua na mão deles, e assim continua a democracia no Brasil. E haja paciência e contradições especialmente quando o foco está dirigido a outros órgãos que deveriam zelar pelo cumprimento do estabelecido em regulamentação jurídica.

Na verdade a Constituição de 1946 foi considerada pelos historiadores um documento que expressou os valores do liberalismo presente na política brasileira. Garantiu princípios democráticos, mas ainda manteve alguns aspectos conservadores, como a proibição do voto dos analfabetos.

No Brasil vivemos em uma República, em que a democracia é um princípio fundamental estabelecido no Art. 1º da Constituição Federal de 1988, em seu parágrafo único: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.

É de bom alvitre, que se diga que A Constituição de 1988 insere-se em uma linha de constitucionalismo republicano e democrático iniciada com a Constituição de 1891, renovada em 1934, retomada em 1946 e aperfeiçoada em 1988” esse aperfeiçoamento intencionalmente ou não, deixou muitas brechas para modificação que só vem beneficiando os grandes. Hoje parece mais uma colcha de retalhos que serve apenas para agasalhar os poderosos.

 

gvlima15_jpg
Postado por Gilvan VANDERLEI
Ex-Cabo da FAB – Atingido pela Portaria 1.104GM3/64
E-mail gvlima@terra.com.br