Ex-Cabo da F.A.B. Pós 1964

Vítima da Portaria nº 1.104-GM3/64
Depoimento do Major Brigadeiro-do-Ar RUI BARBOSA MOREIRA LIMA.
História
Comandante da Base Aérea de Santa Cruz entre 14 AGO 1962 e 02 ABR 1964, quando foi então cassado pela Ditadura Militar. Autor de vários textos sobre aviação e sobre os integrantes do Grupo de Caça, o mais destacado deles o livro "Senta a Pua!".
Piloto de combate da esquadrilha verde, tendo executado 94 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 06 NOV 44 e sua última em 01 MAI 45. Em 18 Jun 45, partiu de Pisa para os EUA para levar novos aviões P-47 para o Brasil.
"O julgamento dos anistiados políticos"
Esta obra reúne o inteiro teor dos julgados das questões apresentadas nos requerimentos de anistia formulados perante a Comissão criada pela Lei nº 10.559, de 13 de novembro de 2002, que normatiza a anistia política ampla, porque não dizer amplíssima, pois envolve os preceitos traçados, praticamente todos abertos, cujos requerimentos foram julgados pelo colegiado da Comissão de Anistia, presidida inicialmente pelo Dr. Petrônio Calmon Filho, membro do Ministério Público do Distrito Federal e, depois pelo autor dessa obra, Dr. José Alves Paulino, membro do Ministério Público Federal.
O dispositivo constitucional assegura as promoções, na inatividade, ao cargo, emprego, posto ou graduação, sem qualquer indenização ou pagamento. E mais, não admite efeito retroativo à sua data, ou seja, antes da promulgação da Constituição.
Somente recentemente, em 2001, é que o Estado resolveu regulamentar o art. 8º do ADCT e o fez pela Medida Provisória nº 2151, que, sendo reeditada foi se aperfeiçoando, sofrendo melhorias até a Medida Provisória nº 2151-3, que em decorrência da mudança do sistema de edição de medidas provisórias, passou a ser Medida Provisória nº 65, de 2002.
Estas após discussões com os membros do Legislativo, Executivo e representantes dos anistiandos e anistiados políticos foi melhorada e aperfeiçoada, sendo convertida pela Lei nº 10559, de 13 de novembro de 2002, que criou o Regime Jurídico do Anistiado Político.
"O DIÁRIO DE GUERRA"
“Antes de entrar em combate na Campanha da Itália, resolvi escrever um diário de guerra bastante resumido, registrando no mesmo: o número de cada missão, data, objetivo a atacar, nomes dos pilotos, horas voadas e, após regressar fosse nas barracas em Tarquínia ou no Albergo Nettuno em Pisa o resumo da missão, citando os danos causados ao inimigo, bem como os erros, que eram constantes, quando o alvo era uma ponte ou cortes de estrada de ferro.
O meu diário foi escrito a partir da minha primeira missão de combate em 6 de novembro de 1944, terminando com a minha nonagésima quarta missão em 1º de Maio de 1945.
O Armistício na Itália foi assinado no dia seguinte, em 2 de maio de 1945, significando para o Teatro de Operações no Mediterrâneo o fim da 2ª Guerra Mundial. O anúncio foi dado pelo rádio: “the war is over!” Eram 10 horas da manhã. Naquele 2 de maio, data inesquecível para mim, apenas dois pilotos do Grupo voaram, Meira e Tormim, cumprindo a missão da madruga de reconhecimento metereológico no Vale do Pó. O Armistício em toda Europa foi assinado no dia 8 de maio de 1945.”
Major Brigadeiro do Ar - RUI MOREIRA LIMA
GILVAN VANDERLEI
Foi Cabo da AERONÁUTICA e pertenceu ao quadro dos RADIOTELEGRAFISTAS de Terra, tendo prestado efetivo serviço na Estação Rádio ZWRF, no Serviço Regional de Proteção ao Vôo (SRPV) do II Comando Aéreo Regional (II COMAR), tendo sido licenciado e excluído do estado efetivo da Força Aérea Brasileira (F.A.B.) como Suspeito Comunista por força “imperiosa” da Portaria nº 1.104-GM3/64, editada arbitrariamente pelo Ministro da Aeronáutica, em 12 de outubro de 1964.

8 Comentários do post " ABAP peticiona como ‘amicus curiae’ no RE-553710 que tramita no STF "
Follow-up comment rss or Leave a Trackback.
Ôôô… todos aí:
É muito elucidativa a petição da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANISTIADOS POLÍTICOS (ABAP).
Não a segue quem não quer seguir.
Precisa haver, também, mais respeito ao que diz o Estatuto do Idoso, quanto ao aspecto da CELERIDADE.
PEDRO GOMES
Uma visão de PEDRO GOMES — querendo saber e acertar mais…
Ex-3ºSgt da FAB – preso político em 1976 por DUAS VEZES, como suspeito de subversivo, anistiando desde 2002.
Email: perogo@ig.com.br
.
.
PUTZ!!!
OJSilvaFilho.
Ex-Cabo da FAB vítima da Portaria 1.104GM3/64
Email: ojsf@hotmail.com
.
.
ôôô… TODOS aí:
Não acho que seja a melhor opção votar na Laura.
Ela e outros 5 ou 6 tiveram a oportunidade de ajudar, mas, não foram eficazes.
De maneira que… , “a fila anda”.
= = = = = = = = =
É muito fácil votar no Bezerra:
51 —? é conhecidos pela “boa ideia”…
13 —? é a “sorte”
É só pensarmos em termos SORTE com uma BOA IDEIA, que termos um dos nossos lá dentro.
O Bezerra, nós sabemos que é interessado na questão; que não é egoísta, como vários próximos de nós.
Assim, todos devem votar no BEZERRA !!!
PEDRO GOMES.
Uma visão de PEDRO GOMES — querendo saber e acertar mais…
Ex-3ºSgt da FAB – preso político em 1976 por DUAS VEZES, como suspeito de subversivo, anistiando desde 2002.
Email: perogo@ig.com.br
.
.
Ôooo, alguém de vocês aí já viu alguma ação efetiva do PEDRO?… Já viram o Bezerra trabalhar de graça para anistiado político?… Já viram o PEDRO aqui em Brasília correndo atrás de algum processo para ajudar alguém?…
O PEDRO só fala besteira aqui nesse site e o pior que o tempo todo, mas nunca conseguiu ser anistiado e nem provar que foi preso político e o pior, ele mesmo diz que à época teria sido preso por SER SUSPEITO DE SER SUBVERSIVO, que fala mais careca.
Eu e muitos outros que nos dedicamos à causa dos anistiados políticos por vários anos e que apesar de ter minha situação ainda indefinida, mas com grandes possibilidades de dar certo, continuo à disposição daqueles que queiram ajudar aos que foram prejudicados por essa administração petista.
Posso afirmar que aqui em Brasília sempre observei quem ajuda e quem atrapalha. Você com suas idéias e baboseiras mais atrapalha do que ajuda.
Posso afirmar também que LAURA CARNEIRO sempre esteve conosco aqui no DF visitando autoridades e correndo atrás dos processos tentando nos beneficiar, ao contrário de você PEDRO e do Bezerra. O Bezerra é advogado e o que faz é remunerado. Pessoalmente não tenho nada contra ele, mas compará-lo com a LAURA CARNEIRO é um absurdo.
Peço a todos que residem no Rio de Janeiro que votem em LAURA CARNEIRO que é e sempre foi a nossa protetora na questão da anistia.
Abraço
Cardoso
José Roberto Cardoso
Ex-Cabo da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
E-mail joserobertoonzeonze@hotmail.com
.
.
Ôôô… TODOS aí:
Não precisamos ir muito longe para encontrar o desfecho dessa discussão.
Não precisamos invocar o Direito Administrativo ou o Direito Constitucional, de onde extrairíamos os conceitos mais rebuscado sobre a matéria.
O centro da questão é a EFICIÊNCIA, apenas isto. – Ou…, falta de.
Basta observar o que acontece no FUTEBOL e em um COMERCIAL de televisão daqui do Rio de Janeiro:
NO FUTEBOL, quando o time perde seguidas vezes, o Técnico cai, muda.
NO COMERCIAL DE TELEVISÃO, a atriz fecha sua mensagem dizendo: ”preço”!!! e bate na palma da mão.
Muitos anistiandos, ex-fabianos, ainda sofrem com o Poder Público, que nega suas anistias.
Assim, o time da “linha de frente” (podendo ser a Laura e mais uns 5 ou 6 , ou até 10 ou 15) não conseguiram acabar com o SOFRIMENTO de muitos ex-fabianos.
Você mesmo, José Roberto, nos fala em manter a Laura ainda como “TECNICA”, mesmo tendo ela perdido seguidas vezes. – Ou, mesmo não tendo conseguido dar aquele “tapa na palma da mão” nos apresentando aquilo que seria o “PREÇO”.
Fosse candidato pelo RJ o Pastor Figueira, o Jaime Nascimento, o Lenen, ou qualquer outro ex-fabiano, que sofre há mais de 13 anos com o Poder Público, eu estaria sugerindo que se votasse em um deles. – Não por puro egoísmo, mas, em defesa da legalidade.
Tudo que foi feito até agora, não foi EFICAZ.
Não foi eficaz por que o Poder Público continua com suas inconstitucionalidades e ilegalidades, discriminando os ex-fabianos, mesmo diante da ajuda que você defende.
A alternância faz parte do jogo, e, é isto o que eu estou defendendo.
Da mesma forma que você não tem nada pessoalmente contra o Bezerra, eu também não tenho nada pessoalmente contra a Laura.
Não podemos nos precipitar como você está sendo precipitado, ao ponde de lançar ofensas..
Não estou convencido, e continuarei a sugerir:
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Votem no José Bezerra – nº 5113 para Deputado Federal
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
PEDRO GOMES (que não é candidato a nada…)
.
Uma visão de PEDRO GOMES — querendo saber e acertar mais…
Ex-3ºSgt da FAB – preso político em 1976 por DUAS VEZES, como suspeito de subversivo, anistiando desde 2002.
Email: perogo@ig.com.br
.
.
PEDRO,
Não estou lançando ofensas. Estou dizendo apenas a verdade. O pessoal da ADNAM, o Brigadeiro Rui Moreira Lima (de saudosa memória) sempre estiveram na linha de frente e bem assim a Laura Carneiro. Eles sim, sempre fizeram o possível para nos ajudar e você comparar o trabalho que eles fizeram com o trabalho REMUNERADO que o Bezerra faz é demais, daí eu ter dito algo mais.
Sei do sofrimento dos anistiados, da angústia, da ansiedade, pois sou um deles. Embora minha situação permaneça estável, com esse governo ninguém sabe o dia de amanhã e as coisas mudam de uma hora para outra mesmo ferindo de morte a Constituição Federal e as Leis.
Foi a ADNAM que entrou com a ADPF para nos ajudar e não o BEZERRA. Foi o Brigadeiro Rui e a Laura que estiveram junto ao Ministro Márcio Thomas Bastos para nos ajudar e, inclusive, foi naquela reunião que consegui, com a ajuda dos demais, solicitar reconsideração da minha situação e comigo foram mais uns 10 ou 20, não foi o Bezerra.
Se tem uma pessoa que nos informa diariamente sobre anistia política e que conhece muito é o Silva Filho e ele também sabe do trabalho da Laura e a apoia.
Enfim, quando você sugere que o trabalho dessas pessoas não resultaram em nada, está enganado. Se não fossem elas a situação estaria bem pior.
Muito do que se colocou e se tem colocado aqui nesse blog foi prejudicial a categoria (soldados que não tem direito a anistia, pessoas que entraram na década de 90, enfim) chamando a atenção do governo para a imensa quantidade de requerimentos, a maioria sem qualquer direito.
Você mesmo diz que foi preso duas vezes como SUSPEITO de ser subversivo. Ora, ser SUSPEITO, não quer dizer que você ERA SUBVERSIVO e considerado como tal pela Comissão de Anistia. Teve muita gente que foi mandada embora por mal comportamento, por insubordinação, etc.
Quando você fala sobre anistia e procura orientar os demais nada acontece. Por exemplo: por que com tudo isso que você diz você ainda não conseguiu anistia?. O que você faz, já ajudou alguém?
Eu conheço a atuação do Bezerra e com todo respeito ele é um profissional e cobra pelo que faz e, dizem, tem até processado colegas que discordam ou falam sobre as atitudes dele.
Uma pessoa que processa os próprios colegas merece nosso voto?
Dá licença, né PEDRO.
Uma outra pergunta: Você trabalha para ou com o Bezerra?
Se vocês que estão nessa situação difícil, esperando pela ADPF ou por outra medida qualquer, não esperem pelo PEDRO ou por seu candidato, por que desse mato não sai coelho. A situação é bem mais complicada.
Esse PL, essas medidas que foram tomadas junto ao Legislativo, tem lá citações a minha situação como anistiado político, onde pedem a isonomia, etc. embora SEJA TOTALMENTE DIFERENTE. Nunca disse nada a respeito disso e torço para que todos consigam o benefício de forma legal e gratuita.
PEDRO, deixa de ficar falando e passe a AGIR. Falar é fácil…
Meu voto – se estivesse no Rio de Janeiro – seria, com certeza da LAURA CARNEIRO e peço a todos que venham a ler as minhas postagem e que concordam com o que digo, que votem na LAURA CARNEIRO para deputada Federal pelo RJ.
Abraço a todos.
Cardoso
José Roberto Cardoso
Ex-Cabo da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
E-mail joserobertoonzeonze@hotmail.com
.
.
A Laura Carneiro foi ate considerada a madrinha dos Cabos da Portaria 1.104GM3/64, porque mudar agora, portanto LAURA CARNEIRO – 1415 para DEPUTADA FEDERAL, e estamos conversados.
José Paulo Malaquias
Ex-Cabo da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
E-mail josepaulomalaquias@gmail.com
.
.
PASTOR FIGUEIRA SABE MUITO BEM COMO LAURA CARNEIRO LUTOU A FAVOR DOS CABOS VEJA 28-05-2006 E 08-06-2006.
Só ESTAS DUAS DATAS JÁ BASTA.
Ernani Dias de Carvalho
ernanidias@oi.com.br
.
Obrigado! Você acaba de acessar uma página aberta aos internautas interessados em divulgar, neste espaço, textos opinativos como: artigos, contos, crônicas, obras literárias, resenhas e opiniões diversas sobre a nossa sociedade.
É importante esclarecê-lo que as referidas publicações são de exclusiva responsabilidade de seus autores. O site de notícias www.militarpos64.com.br fica isento de qualquer punição prevista nos códigos civil, criminal, consumidor e penal do Brasil.
Escreva seu Comentário