Terça, 16 de Outubro de 2012 – 12:00

O primeiro a ser ouvido foi o brigadeiro Rui Moreira Lima

A Comissão Nacional da Verdade começou a investigar, na última quinta-feira (11), as perseguições sofridas pelos militares que se opuseram à ditadura militar, que começou em 1964.

Um grupo específico da comissão foi designado para apurar as violações de direitos humanos de soldados e oficiais. Durante a ditadura, quem se opôs ao regime imposto foi cassado, perdeu salário, patente e foi preso.

O brigadeiro Rui Moreira Lima, de 93 anos foi o primeiro a ser ouvido pela comissão. Ele participou de 94 missões com aviões de caças na Itália, na 2ª Guerra Mundial.

O brigadeiro foi preso no dia 2 de abril de 1964, quando era comandante da Base Aérea de Santa Cruz, por se opor ao golpe. Após isso, foi aposentado compulsoriamente.

Quem fez a oitiva de Moreira Lima foi a advogada Rosa Cardoso, que integra a comissão.

A advogada afirma que os processos que envolvem militares perseguidos levam muito mais tempo para ser analisado do que os processos de reparação dos civis perseguidos durante a ditadura.

Rosa Cardoso ainda apresenta dados de militares que foram prejudicados pelo golpe. Segundo ela, entre 1964 e 1974, 1.312 militares foram punidos, conforme o cientista político Marcos Figueiredo identificou.

A advogada, com base nos estudos de Maria Helena Moreira Alves, afirma que entre 1964 e 1967, em três anos, houve mais de 1.200 expurgos, disse.

Rosa, ainda com base no estudo de Maria Helena, observa que entre 1964 e 1980, houve um total de 4.766 prisões ou suspensões disciplinares de militares.

A Comissão pretende, até o fim de novembro, fazer uma reunião com o maior número possível de ex-militares que tenham sido prejudicados pelo golpe de 1964.

 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/justica/

gvlima15_jpg
Postado por Gilvan Vanderlei
Ex-Cabo da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
E-mail gvlima@terra.com.br