abi100

Caravana da Anistia na ABI

Cláudia Souza*
2/5/2011

A ABI sediou neste sábado, dia 30/04, a 49ª edição da Caravana da Anistia, promovida pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. No evento, que contou com a presença do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, foram comemorados os dez anos da Comissão, sendo os três últimos marcados pela caravana itinerante que já percorreu todas as regiões do País. A primeira edição do projeto foi realizada na ABI.
paulo-abrao-300
Foi aqui na ABI que começamos a nossa caminhada e fizemos o gesto de retirar das paredes de mármore do Ministério da Justiça o julgamento e as apreciações das histórias de vida dos brasileiros que enfrentaram a ditadura”, lembrou o Presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão.
.
A caravana do Rio de Janeiro julgou sete processos de ex-presos e perseguidos políticos que lutaram pela democracia no Brasil e contra o regime militar (1964-1985), e homenageou o Brigadeiro Rui Moreira Lima, um dos pilotos da ofensiva brasileira na Segunda Guerra que foi transferido para a reserva das Forças Armadas por força do golpe militar.
.
O diplomata Arnaldo Vieira de Mello, já falecido, Carlos Augusto Rodrigues, Fanny Tabak, Rogério Medeiros, Rosa Maria de Souza e Sérgio Bizzi foram anistiados durante a sessão deste sábado. Apenas o caso de Mauro Moraes, que integrou o Exército Brasileiro e informou ter sido excluído do serviço ativo por motivação política, foi votado como indeferido pelos Conselheiros.
Jose_Eduardo_Cardozo-300x258
O Ministro José Eduardo Cardozo, em nome do Estado brasileiro, homenageou os ex-presos políticos presentes. “É a minha obrigação, como ministro da Justiça deste país, pedir desculpas aos que foram perseguidos por acreditarem na democracia. Cabe a mim fazer isso”, disse emocionado.
.
Cardozo assinou e entregou nas mãos do Brigadeiro Rui Moreira Lima, o pedido oficial de desculpas do Estado. Aos 92 anos, Rui Moreira foi o grande homenageado da tarde. Trajando o uniforme da Força Aérea, e acompanhado da esposa Júlia Moreira Lima, Rui Moreira Lima foi efusivamente aplaudido pela platéia que lotou o Auditório Oscar Guanabarino, localizado no 9º andar do edifício-sede da ABI. Durante décadas, Rui Moreira Lima lutou pela sua anistia.
Sem título555
Nascido em Colinas(MA), em 12 de junho de 1919, Rui é um últimos veteranos da Segunda Guerra Mundial ainda vivos. Atuou como piloto de combate da esquadrilha verde no 1° Grupo de Aviação de Caça (GAvCa) da Força Aérea Brasileira, tendo executado 94 missões, a primeira em 6 de novembro de 1944,  e a última em 1º de maio de 1945. Além disso, foi Comandante da Base Aérea de Santa Cruz entre 14 de agosto de 1962 e de abril de 1964, tendo sido afastado logo após o golpe militar.
imagesO Brigadeiro é o autor dos livros “Senta a Pua!” no qual descreve os combates e operações na Itália, e  “Diário de Guerra”(2008), no qual narra todas as missões de sua carreira.

*Com informações do MInistério da Justiça.

Fonte: ABI
gvlima15_jpg
Postado por Gilvan Vanderlei
Ex-Cabo da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
E-mail gvlima@terra.com.br