O jacaré, a lagartixa e o cara-de-pau
Anistia, Brasil, Brasília, Direito de resposta

.

Como quebrou a cara na tentativa de criar intrigas graúdas, o que abordei no post Olho de jacaré, couro de Jacaré.., O Globo reduziu a tentativa de exploração do “julgamento” da Comissão de Anistia a, como diz minha avó, “um traque”. Leia a matéria aqui.

Bobagem, e falta do que dizer diante de um ato imoral. Minha avó (e não seus familiares, viu, sr. repórter)   – recebe pensão de viúva de coronel-aviador. O que estava em discussão ali não era isso, mas a reparação constitucionalmente prevista às humilhações que Alfredo Ribeiro Daut, meu avô, sofrera. O resto é o tipo de jornalismo que a gente está acostumado a ler por ali.

No Orkut, o poderoso Pistori, que nega indenização aos velhinhos da anistia

O “caso pessoal” envolvia 22 aviadores militares. Veja aqui e entenda que “deferido parcialmente” quer dizer que ganharam apenas uma “declaração de anistiados”, óbvia.

Se algum tratamento diferenciado foi dado foi, isto sim, um tratamento pior. E ilegal, porque três oficiais-aviadores – Melo Bastos, Hélio Anisio e Rui Moreira Lima – em situação absolutamente idêntica tiveram reconhecido o seu merecido direito.

Quanto à “omissão”, você mesmo leu aqui no blog, antes mesmo do julgamento, como a questão foi claramente tratada por mim. Não fiz “lobby” aos cochichos para garantir indenização, mas pedi publicamente a reparação que meu avô requereu antes de morrer.

Este “conselheiroEdson Pistori eu não sei quem é. Sei que é um rapaz que gosta de viajar, de esquiar e desconheço como foi parar no serviço público com tamanho poder.

Quem sabe O Globo descobre, não é?

Chamei-o de “cara-de-pau” porque teve a cara-de-pau de pedir a um outro aviador, o Coronel Odair Aguiar,  já idoso, que tivera seu pedido de indenização também negado, que cedesse os documentos que mostravam a perseguição para colocar no “memorial da anistia”.

Se isso não é cara-de-pau, o que seria? Ouvi de um advogado que ele é  apelidado de “Indefiro Boy”, pela sua idade (30 anos) e pela enorme quantidade de indeferimentos nos processos que relata.  Seja como for, deve estar a esta hora mostrando para todos os parentes e amigos a matéria, para verem como  sua declaração rendeu-lhe a glória de ser citado no O Globo.

Fonte: http://tijolaco.com/?p=1136

(*) Grifos e Negritos nossos.

Postado por Gilvan Vanderlei
Cabo – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
E-mail gvlima@terra.com.br