Ex-Cabo da F.A.B. Pós 1964

Vítima da Portaria nº 1.104-GM3/64
Depoimento do Major Brigadeiro-do-Ar RUI BARBOSA MOREIRA LIMA.
História
Comandante da Base Aérea de Santa Cruz entre 14 AGO 1962 e 02 ABR 1964, quando foi então cassado pela Ditadura Militar. Autor de vários textos sobre aviação e sobre os integrantes do Grupo de Caça, o mais destacado deles o livro "Senta a Pua!".
Piloto de combate da esquadrilha verde, tendo executado 94 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 06 NOV 44 e sua última em 01 MAI 45. Em 18 Jun 45, partiu de Pisa para os EUA para levar novos aviões P-47 para o Brasil.
"O julgamento dos anistiados políticos"
Esta obra reúne o inteiro teor dos julgados das questões apresentadas nos requerimentos de anistia formulados perante a Comissão criada pela Lei nº 10.559, de 13 de novembro de 2002, que normatiza a anistia política ampla, porque não dizer amplíssima, pois envolve os preceitos traçados, praticamente todos abertos, cujos requerimentos foram julgados pelo colegiado da Comissão de Anistia, presidida inicialmente pelo Dr. Petrônio Calmon Filho, membro do Ministério Público do Distrito Federal e, depois pelo autor dessa obra, Dr. José Alves Paulino, membro do Ministério Público Federal.
O dispositivo constitucional assegura as promoções, na inatividade, ao cargo, emprego, posto ou graduação, sem qualquer indenização ou pagamento. E mais, não admite efeito retroativo à sua data, ou seja, antes da promulgação da Constituição.
Somente recentemente, em 2001, é que o Estado resolveu regulamentar o art. 8º do ADCT e o fez pela Medida Provisória nº 2151, que, sendo reeditada foi se aperfeiçoando, sofrendo melhorias até a Medida Provisória nº 2151-3, que em decorrência da mudança do sistema de edição de medidas provisórias, passou a ser Medida Provisória nº 65, de 2002.
Estas após discussões com os membros do Legislativo, Executivo e representantes dos anistiandos e anistiados políticos foi melhorada e aperfeiçoada, sendo convertida pela Lei nº 10559, de 13 de novembro de 2002, que criou o Regime Jurídico do Anistiado Político.
"O DIÁRIO DE GUERRA"
“Antes de entrar em combate na Campanha da Itália, resolvi escrever um diário de guerra bastante resumido, registrando no mesmo: o número de cada missão, data, objetivo a atacar, nomes dos pilotos, horas voadas e, após regressar fosse nas barracas em Tarquínia ou no Albergo Nettuno em Pisa o resumo da missão, citando os danos causados ao inimigo, bem como os erros, que eram constantes, quando o alvo era uma ponte ou cortes de estrada de ferro.
O meu diário foi escrito a partir da minha primeira missão de combate em 6 de novembro de 1944, terminando com a minha nonagésima quarta missão em 1º de Maio de 1945.
O Armistício na Itália foi assinado no dia seguinte, em 2 de maio de 1945, significando para o Teatro de Operações no Mediterrâneo o fim da 2ª Guerra Mundial. O anúncio foi dado pelo rádio: “the war is over!” Eram 10 horas da manhã. Naquele 2 de maio, data inesquecível para mim, apenas dois pilotos do Grupo voaram, Meira e Tormim, cumprindo a missão da madruga de reconhecimento metereológico no Vale do Pó. O Armistício em toda Europa foi assinado no dia 8 de maio de 1945.”
Major Brigadeiro do Ar - RUI MOREIRA LIMA
GILVAN VANDERLEI
Foi Cabo da AERONÁUTICA e pertenceu ao quadro dos RADIOTELEGRAFISTAS de Terra, tendo prestado efetivo serviço na Estação Rádio ZWRF, no Serviço Regional de Proteção ao Vôo (SRPV) do II Comando Aéreo Regional (II COMAR), tendo sido licenciado e excluído do estado efetivo da Força Aérea Brasileira (F.A.B.) como Suspeito Comunista por força “imperiosa” da Portaria nº 1.104-GM3/64, editada arbitrariamente pelo Ministro da Aeronáutica, em 12 de outubro de 1964.

5 Comentários do post " Os ex-Cabos da Aeronáutica e a renegação das anistias concedidas começaram a partir de 2003 "
Follow-up comment rss or Leave a Trackback.
ALBERTO escreveu o que muitos camaradas gostaria de saber e outros se enconde ou no muro (muralistas) fica aguardando o que vai acontecer, levantar mortos só Jesus Cristo o sofrimento não só dos ex-Cabos mais ex-Soldados da Aeronáutica estão listados envergando uma relação amoral exposta em Diário Oficial da União dando prazo de defesa como se fora da margem da lei estivesse, seria mais legalizado/democrático/decente que as defesas exigidas fossem dirigidas aos que relataram, julgaram, assinaram e publicaram anistia politica é fácil expor fraco indefesos/idosos/doentes/viúvas ao clamor popular afim de um “linchamento administrativo“, as figuras exibidas não devem dormir e ter o sono dos anjos “DESMAIAM” pelas maldades apresentadas desvirtuando princípios constitucionais, veja o embate jurídico a ASANE cumpre dever de informar acontecimentos/procedimentos, de um lado o Superior Tribunal de Justiça dá lição de independência e lucidez jurídica em decisões apresentadas, lado oposto MJ/COMAER faz “graça” lista de procedimentos/invenções/maldades põe alvo nas costas de atingidos pela Portaria 1104/GM3/64 e bate pé firme “daqui não saio daqui ninguém me tira“, ate conhecimento de decisões do STJ não tomam, louvo com o devido respeito o Escritório de Advocacia do Estado de Pernambuco que não para em estremecer com medidas ingressas em juízo contra o governo central, insisto o Ministério Público Federal deve ser visitado pelas nossas associações e outros anistiando/anistiado/desanistiado se associa aos acontecimentos divulgados por este PORTAL, não nos acovardamos estamos protegidos pelo manto sagrado constitucional.
att. Preciano Reis, Gilson Madureira e outros.
J.Raimundo
soljorge688@live.com
.
.
EU, GRACE, E ALEXANDRA, NÓS GOSTARIAMOS MUITO DE SABER DELES PORQUE ENTÃO MARCIO THOMAS BASTOS E O LULA, CONCEDERAM-NOS A ANISTIA APÓS DE 2003, A AERONÁUTICA, FEZ COM QUE, NOS DUAS SAÍSSEMOS DE NOSSOS EMPREGOS, PARA NÓS DEIXARMOS COM FILHOS MENORES DE IDADE E INDIVIDAS, NOS DEIXARAM COM UMA MÃO NA FRENTE E OUTRA ATRÁS, ISSO A SOCIEDADE NÃO ESTA SABENDO,… QUE NOS FIZERAM, NÃO SÓ MIM E MINHA IRMÃ, COMO TODOS OS AMIGOS DE FARDA DO MEU PAI JEREMIAS…
…O QUE MAIS DÓI NESTE MOMENTO OBSCURO OU FASE QUE TODOS NÓS ESTAMOS PASSANDO, É QUE ELES NOS TIRAM DA SOCIEDADE…
…FIQUEI HONRADA NA ÉPOCA QDO RECEBI A PRIMEIRA CARTA DO D’AGUSTINO, NOS DANDO OS PARABÉNS POR ESTARMOS ENTRANDO PARA FAMÍLIA DAS FORÇAS ARMADAS, E AGORA COMO FICA!!!!
FICOU QUE RECEBI À 2 ANOS ATRÁS UMA CARTA, DO SUB.DIRETOR INTERINO JOSÉ MARIA DE CARVALHO NOS DESCARACTERIZANDO ISSO SIM…
…AGORA SÓ PEÇO JUSTIÇA, JUSTIÇA, EU E MINHA IRMÃ, EM NOME DE MEU PAI… JAMAIS FICAREMOS NO VENTO, COMO TODOS QUE ESTÃO NESTA LUTA, QUE LUZ DE NOSSOS CAMINHOS COMECE A BRILHAR…………
ABRAÇOS
G.V.L
GRACELEEJHONES@HOTMAIL.COM
.
.
AOS AMIGOS DE LUTA.
GOSTEI MUITO DOS COMENTÁRIOS DOS DIAS ANTERIORES, MUITO BEM INFORMADOS, MAIS UMA VEZ GILVAN MUITO OBRIGADO IRMÃO!!!! À IRMÃ GRACE PARABÉNS PELA LUTA TRAVADA, VOCÊ E A SUA MANA.
A LUZ DOS NOSSOS CAMINHOS ESTÁ DEIXANDO DE SER UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL E SIM UM FAROL.
QUERO AQUI LEMBRAR A TODOS; AMANHÃ, DIA SETE DE SETEMBRO, DIA DE DESFILE, FAÇAM ALGUMA COISA PARA CHAMAR A ATENÇÃO.
AQUI NO RIO NÃO SERÁ DIFERENTE.
ABRAÇOS A TODOS.
DEUS É FIEL.
CARLOS ALBERTO PINNA.CB-68-BASC/HAAF-RJ
(21) 2418.4956 e (21) 7109.8297
pb.carlos.alberto@hotmail.com.br
.
.
GOSTARIA MUITO QUE TODAS AS CAUSAS FOSSEM RESOLVIDAS FACILMENTE, COMO A CAUSA DESTA DEPUTADA JAQUELINE RORIZ…..
PORQUE A POPULAÇÃO ACEITA TUDO ISSO QUE OCORRE NESTE PAÍS?
… PORQUE MUITOS DE NÓS ESTAMOS SOFRENDO, MUITOS DESCARACTERIZADOS NESTES LOTES QUE ESTÃO SAINDO, PORQUE MEUS DEUS, PORQUE??????????
TEM ALGUMA COISA QUE ESTÁ AMARRADO NESTE PAÍS, EU LUTAREI ATÉ O FIM NESTA HISTÓRIA, PORQUE O MESMO GOVERNO QUE ME TIROU DA SOCIEDADE, AGORA ELES VÃO TER QUE NOS RESSARCIR NOVAMENTE A NOSSA DIGNIDADE.
G.V.L
GRACELEEJHONES@HOTMAIL.COM
.
.
Solicito convocação nacional dos Cabos da FAB para manifestação em Brasília com data e hora marcada.
Saudações Fabianas.
João Alves Rangel Filho/68
jrtoldos@gmail.com
.
Obrigado! Você acaba de acessar uma página aberta aos internautas interessados em divulgar, neste espaço, textos opinativos como: artigos, contos, crônicas, obras literárias, resenhas e opiniões diversas sobre a nossa sociedade.
É importante esclarecê-lo que as referidas publicações são de exclusiva responsabilidade de seus autores. O site de notícias www.militarpos64.com.br fica isento de qualquer punição prevista nos códigos civil, criminal, consumidor e penal do Brasil.
Escreva seu Comentário