Ex-Cabo da F.A.B. Pós 1964

Vítima da Portaria nº 1.104-GM3/64
Depoimento do Major Brigadeiro-do-Ar RUI BARBOSA MOREIRA LIMA.
História
Comandante da Base Aérea de Santa Cruz entre 14 AGO 1962 e 02 ABR 1964, quando foi então cassado pela Ditadura Militar. Autor de vários textos sobre aviação e sobre os integrantes do Grupo de Caça, o mais destacado deles o livro "Senta a Pua!".
Piloto de combate da esquadrilha verde, tendo executado 94 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 06 NOV 44 e sua última em 01 MAI 45. Em 18 Jun 45, partiu de Pisa para os EUA para levar novos aviões P-47 para o Brasil.
"O julgamento dos anistiados políticos"
Esta obra reúne o inteiro teor dos julgados das questões apresentadas nos requerimentos de anistia formulados perante a Comissão criada pela Lei nº 10.559, de 13 de novembro de 2002, que normatiza a anistia política ampla, porque não dizer amplíssima, pois envolve os preceitos traçados, praticamente todos abertos, cujos requerimentos foram julgados pelo colegiado da Comissão de Anistia, presidida inicialmente pelo Dr. Petrônio Calmon Filho, membro do Ministério Público do Distrito Federal e, depois pelo autor dessa obra, Dr. José Alves Paulino, membro do Ministério Público Federal.
O dispositivo constitucional assegura as promoções, na inatividade, ao cargo, emprego, posto ou graduação, sem qualquer indenização ou pagamento. E mais, não admite efeito retroativo à sua data, ou seja, antes da promulgação da Constituição.
Somente recentemente, em 2001, é que o Estado resolveu regulamentar o art. 8º do ADCT e o fez pela Medida Provisória nº 2151, que, sendo reeditada foi se aperfeiçoando, sofrendo melhorias até a Medida Provisória nº 2151-3, que em decorrência da mudança do sistema de edição de medidas provisórias, passou a ser Medida Provisória nº 65, de 2002.
Estas após discussões com os membros do Legislativo, Executivo e representantes dos anistiandos e anistiados políticos foi melhorada e aperfeiçoada, sendo convertida pela Lei nº 10559, de 13 de novembro de 2002, que criou o Regime Jurídico do Anistiado Político.
"O DIÁRIO DE GUERRA"
“Antes de entrar em combate na Campanha da Itália, resolvi escrever um diário de guerra bastante resumido, registrando no mesmo: o número de cada missão, data, objetivo a atacar, nomes dos pilotos, horas voadas e, após regressar fosse nas barracas em Tarquínia ou no Albergo Nettuno em Pisa o resumo da missão, citando os danos causados ao inimigo, bem como os erros, que eram constantes, quando o alvo era uma ponte ou cortes de estrada de ferro.
O meu diário foi escrito a partir da minha primeira missão de combate em 6 de novembro de 1944, terminando com a minha nonagésima quarta missão em 1º de Maio de 1945.
O Armistício na Itália foi assinado no dia seguinte, em 2 de maio de 1945, significando para o Teatro de Operações no Mediterrâneo o fim da 2ª Guerra Mundial. O anúncio foi dado pelo rádio: “the war is over!” Eram 10 horas da manhã. Naquele 2 de maio, data inesquecível para mim, apenas dois pilotos do Grupo voaram, Meira e Tormim, cumprindo a missão da madruga de reconhecimento metereológico no Vale do Pó. O Armistício em toda Europa foi assinado no dia 8 de maio de 1945.”
Major Brigadeiro do Ar - RUI MOREIRA LIMA
GILVAN VANDERLEI
Foi Cabo da AERONÁUTICA e pertenceu ao quadro dos RADIOTELEGRAFISTAS de Terra, tendo prestado efetivo serviço na Estação Rádio ZWRF, no Serviço Regional de Proteção ao Vôo (SRPV) do II Comando Aéreo Regional (II COMAR), tendo sido licenciado e excluído do estado efetivo da Força Aérea Brasileira (F.A.B.) como Suspeito Comunista por força “imperiosa” da Portaria nº 1.104-GM3/64, editada arbitrariamente pelo Ministro da Aeronáutica, em 12 de outubro de 1964.

4 Comentários do post " Nossa homenagem ao Dia do Aviador "
Follow-up comment rss or Leave a TrackbackSerá, que tudo, que todos os sites, colocam na internet, ou está errado, ou está incompleto.
Este site apesar de me parecer correto está incompleto, pelo menos até agora, por mais que eu procure, não consigo achar, neste site e em nenhum outro, site que procurei, quem foi o autor do projeto, que criou a Lei, 218 de 04 de julho de 1936, que institui, oficial, esta data, como o dia do aviador.
Não há em nenhum dos sites, por mim, até agora, visitado, qualquer menção ao nome do autor, do projeto de lei, que criou tão bela homenagem e muito menos, a data, em que o projeto foi apresentado e aprovado, em plenário.
Quando alguém pretende escrever, sobre algo, penso eu, tem que ter o domínio, completo do assunto e conhecer todos os detalhes.
Fazer o esboço do que vai publicar, depois, revisar, pelo menos, duas vezes, para ver ser os detalhes estão corretos e se não faltou, nenhuma informação, depois passar o chamado, popularmente "pente fino" e ai sim, publicá-lo, de forma correta e completa. Benigno Antonio Hermida Pinheiro Freire – Poeta, historiador, escritor, jornalista radialista, sócio de empresa de comunicação e administrador de empresas.
Teresópolis-RJ
benignohermidafreire@gmail.com
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Respondendo ao usuário:
RankBrasil celebra o Dia da Aviação e do Aviador
Data é comemorada em 23 de outubro, em homenagem a Alberto Santos Dumont, que
inventou o primeiro avião do mundo
O RankBrasil celebra nesta terça-feira, 23 de outubro, o dia da Aviação e do Aviador, parabenizando a todas as pessoas que de alguma forma contribuíram para a criação e/ou aperfeiçoamento do transporte aéreo.
A data foi instituída pelo Governo Federal através da Lei número 218, de 04 de julho de 1936, em homenagem ao brasileiro Alberto Santos Dumont, que inventou o primeiro avião do mundo.
Em 23 de outubro de 1906, em Paris, há exatos 106 anos, o inventor testou seu avião, o 14 Bis, fazendo história. Ele percorreu 60 metros, atingindo uma altura entre dois a três metros. Desta forma, realizou o primeiro voo completo, incluindo decolagem, permanência no ar e pouso, sem a necessidade de uma rampa para lançamento.
Considerado o pai da aviação, Santos Dumont nasceu em Palmira – MG, em 20 de julho de 1873. Residindo na França desde os 17 anos, dedicou sua vida a criação de máquinas voadoras, projetando e pilotando diversos dirigíveis, aeroplanos e ultraleves.
Ganhador de vários prêmios de aviação, o dinheiro que recebia geralmente distribuída entre seus operários e para as pessoas mais pobres de Paris. Com o início da Primeira Guerra Mundial, ele presenciou a utilização de seus inventos no conflito, amargurou-se e cometeu suicídio em 23 de julho de 1932, aos 59 anos de idade.
Homenagem às mulheres da aviação
Neste dia, o RankBrasil também homenageia todas as mulheres da aviação brasileira, entre elas, a tenente-aviadora Adriana Gonçalves. Ela foi a primeira mulher a pilotar um Boeing da Força Aérea Brasileira (FAB), um 707, modelo KC 137.
Redação: Fátima Pires
Fonte: RankBrasil
Agora, conheça a Lei:
Senado Federal
Subsecretaria de Informações
Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial.
LEI N. 218 – DE 4 DE JULHO DE 1936
Institue o “Dia do Aviador”
O Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brasil :
Faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sancciono a seguinte lei :
Art. 1º Fica instituido, no Brasil, o Dia do Aviador que será celebrado em 23 de outubro de cada anno, providenciando os poderes publicos para que essa commemoração tenha sempre condgna celebração cívica, desportiva e cultural, esta especialmente escolar, e accentuando-se a iniciativa do notavel brasileiro Santos Dumont, quanto á prioridade do vôo em apparelho mais pesado do que o ar.
Art. 2º Revogam-se as disposições em contrario.
Rio de Janeiro, 4 de julho de 1936, 115º da Independência e 48º Republica.
Getulio Vargas.
General João Gomes.
Vice-almirante Henrique Aristides Guilhem.
Vicente Ráo
Gustavo Capanema
Arthur de Souza Costa
Marques dos Reis.
José Carlos de Macedo Soares.
Odilon Braga.
Agamemnon Magalhães.
Ôôô… TODOS aí:
No princípio…, tudo são flores !
Até…, e mesmo porque…, presente está o SONHO…, a emoção…, o uniforme…, a gratuidade de uma profissionalização…, o patriotismo…, etc…, etc…
VEJO QUE, HOJE EM DIA, OS COMPONENTES DA CARREIRA MILITAR ESTÃO MUITO MAL PAGOS PELA ATUAL ADMISTRAÇÃO PÚBLICA. ? Com "atual" eu quis dizer: há uma década…
Aí… , coisas acontecem:
A mulher que inscreveu seu nome na história da aviação no Brasil como a primeira aviadora da FAB, a Primeiro Tenente Fabrícia Liane Souza Aguiar Oliveira foi licenciada da Aeronáutica no último dia 29 de janeiro.
Primeira colocada da primeira turma de Cadetes Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA) que recebeu mulheres, no ano de 2003, Fabrícia, que servia no 1º Esquadrão do 6º Grupo de Aviação (1º/6º GAV), em Recife, foi aprovada no último concurso para auditora da Controladoria Geral da União.
Em junho de 2010, ela foi homenageada pela Assembleia Legislativa do RJ e agradeceu com as seguintes palavras:
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“Recomendo a carreira de aviadora para as mulheres que, além do sonho de pilotar aviões, tenham um amor profundo pelo Brasil. Sem um desses requisitos, acho que não é possível”.
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Leia mais (Read More): Primeira Aviadora da FAB pede as contas e vai para a CGU | Poder Aéreo – Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil.
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PEGO CARONA NUM COMENTÁRIO QUE VI NA INTERNET…, como se meu fosse; assinado por um cidadão chamado = "eriksondb" = , assim:
"Se o Estado gasta milhões pra formar um piloto e depois não reconhece isso após a sua formação, então isso é um problema do Estado e não do profissional, a moça em questão percebe-se que é super inteligente e é lógico, vai buscar o que é melhor pra ela. Agora o Estado precisa ser inteligente, igual a seus profissionais formados por ele, e que cuide deles pra não acontecer isso."
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Mais um comentário, bem feliz, sobre o assunto:
"A FAB, a FAB não, o Estado Brasileiro deveria saber que o investimento em um profissional de seus quadros tem dois vieses:
1- Qualificação profissional, e nisso investiu bem direitinho na ex-tenente, já que ela não só conseguiu chegar ao fim do processo de formação profissional em que estava, como numa de suas mais importantes etapas, o curso da AFA, se formou em primeiro lugar.
2- Remuneração, nisso o Estado Brasileiro (e não a FAB) parece achar muito mais importante um auditor da CGU do que um piloto militar (isso para não falar num soldado de um Pelotão de Fronteira ou um tenente de serviço de 0 às 4h no passadiço de um Patrulha a 100mn da costa do RS."
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Vejo isto como um "tapa na cara" da Administração Pública, por não saber avaliar as coisas…, ou melhor…, não saber AQUILATAR…, ou seja: não saber fazer juízo do valor ou mérito de algo ou alguém…
GUARDADAS AS PROPORÇÕES…, é inaceitável que um "motorista" de um elevador do Senado Federal ganhe um salário igual (ou maior) ao do que o "motorista" de uma CORVETA e/ou de uma FRAGATA ganha…
Com os meus parabéns à Fabrícia Liane !
É como vê PEDRO GOMES — querendo saber e acertar mais…
Ex-3ºSgt da FAB – preso político em 1976 por DUAS VEZES, como suspeito de subversivo, anistiando desde 2002.
Email: perogo@ig.com.br
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Gostaria de saber como ficam o PL 7216 e PDC 2551 após a renuncia do Dep. Mauricio Rands, serão arquivados ou prosseguem?
tranquilino.df@gmail.com
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