Prezados FABIANOS,

 

Na última quarta-feira (07/05), às 14hs, realizou-se no auditório da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), Rua Araújo Porto Alegre,  nº 71, 9 º Andar, Castelo, Rio de Janeiro, com as presenças de vários amigos, do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto João Goulart, conforme consta no convite divulgado neste Portal, do Seminário “A ANISTIA POLÍTICA E OS MILITARES PERSEGUIDOS PELOS PRÓPRIOS MILITARES.

Muitas autoridades ligadas à Anistia Política foram convidadas e estiveram presentes.

Abaixo, para conhecimento de todos, estamos relatando brevemente as atividades do Seminário “A ANISTIA POLÍTICA E OS MILITARES PERSEGUIDOS PELOS PRÓPRIOS MILITARES, a saber.

 

1 – Na foto 01 – No evento, no salão nobre da ABI, afixamos uma faixa -ABAIXO A DITADURA, que até hoje, impõe sua perseguição sob nossa classe, mantida, atualmente, pelo nosso Comandante Tenente Brigadeiro Juniti Saito.

 

2 – Na foto 02 – A Professora e Historiadora, Valeria Vianna Bitencourt, atuando como Cerimonialista e declarando a abertura do Seminário: A ANISTIA POLÍTICA E OS MILITARES PERSEGUIDOS PELOS PRÓPRIOS MILITARES.

 

3 – Na foto 03 – A composição da mesa, sendo ao lado direito da Professora Valeria Vianna, a presença do nosso ilustre e personalidade maior o Sr. João Vicente Goulart para receber as homenagens em nome de seu pai. A seguir, o Capitão de Exército José Wilson, vindo do Rio Grande do Sul e Presidente da AMPLA, ao lado deste, o Sr. Wanderley Rodrigues da Silva, Presidente da UMNA, uma das mais antigas Associações do Brasil, em defesa dos militares perseguidos políticos e sucessora da Associação Nacional de Marinheiros e Fuzileiros Navais – todos presos em 1964. Ao lado direito deste, temos o Sr. Florivaldo de Oliveira Mello, do Núcleo de Apoio aos Militares Anistiados – Políticos Sediados na Bahia. Ele viajou da Bahia para o Rio de Janeiro, exclusivamente, com o objetivo de participar do evento e, por último, ao seu lado direito, temos o Sr. Adelino Ribeiro Chaves, Presidente da ASTAPE, defensora dos petroleiros. Ele fez uma brilhante defesa em prol de seus associados, vindo do Município de Duque de Caxias.

Ao lado esquerdo da Professora Valeria Vianna, podemos contar com a presença do nobre Capitão de Mar e Guerra, o Dr. Luiz Carlos Moreira, membro da ADNAM e verdadeiro guardião dos direitos do nosso Brigadeiro Rui Moreira Lima e ferrenho defensor da Anistia Política no Brasil, tendo sido cassado nos primeiros dias do golpe de 1964. Ficou famoso por ter a coragem de interromper uma peça teatral no Teatro Municipal com a presença do General João Batista de Figueiredo para ler da plateia um manifesto em repúdio à ditadura e em defesa da primeira Lei de Anistia, Lei 6683/79. À esquerda deste, temos o ilustre Dr. Antonio Modesto da Silveira, Advogado destemido e considerado atualmente, o Advogado que mais defendeu presos políticos no Brasil, chegando a ser preso e torturado durante o período da ditadura. A presença do Dr. Modesto, neste evento, é o suficiente para demonstrar o quanto ele valoriza os eventos pela luta de nossa classe. Ao lado do Dr. Modesto da Silveira, podemos nos deparar com a presença do Cabo José Bezerra da Silva, atento aos acontecimentos. À esquerda do Cabo Bezerra, podemos contar com a ilustre e gratificante presença do Conselheiro da Cruz Vermelha Brasileira, que tendo sido convidado para defender os interesses da nossa tão sofrida classe, imediatamente se fez presente, fazendo um brilhante discurso em defesa da nossa tropa, da tropa brasileira e de todas as tropas do mundo e socorre a humanidade em todas as catástrofes e conflitos existentes pelo universo, falo do Dr. Carlos Alberto Antonio Rangel. A sua entidade possui unidades em 189 países do mundo e no dia 08 de maio, completou 151 anos de fundação. A aniversariante, a Cruz Vermelha, atua praticamente em quase todo território nacional. Por fim, ao lado esquerdo deste, contamos com a digníssima presença do ilustre Sr. Pedro Luiz Moreira Lima, que nos abrilhantou com o seu relato, falando das perseguições que seu pai sofreu e o quanto esse fato interferiu na vida de todos os familiares.

A placa estendida ao longo da mesa já dizia o objetivo do presente evento: ANISTIA PARA OS MILITARES.

Este momento é oportuno para rendermos nossos agradecimentos a todos e a todas que trabalharam de forma direta ou indireta na realização deste Seminário, dedicando todo seu esforço físico e intelectual para que o mesmo se tornasse realidade. Também, rendemos agradecimentos a todos aqueles que mesmo distantes contribuíram com suas boas intenções para que este evento fosse um sucesso. Já temos prova de que as homenagens vieram dos quatro cantos do nosso território nacional, desejando que o bom Deus do céu e do universo infinito, recebesse os nossos agradecimentos pela realização de tão solene ato.

 

4 – Na foto 04 – Em seguida, foi tocado o Hino Nacional e todos de pé cantaram de forma fervorosa e galante. Nesta foto, podemos contar com o Professor (blusa azul listrada) e Doutorando, vindo do Ceará, especialmente para participar do nosso evento e entrevistar alguns militares que fazem parte da peça de defesa do seu Curso de Doutorado pela Universidade do Ceará. Também, podemos contar com a presença do nosso acadêmico de direito e pesquisador cultural Luiz Cláudio Monteiro (camisa verde escura), receba Sr. Luiz Cláudio Monteiro os sinceros agradecimentos pela sua brilhante atuação neste evento, contribuindo de forma incansável para que o mesmo acontecesse. Sua atitude, enche de honrarias a nossa classe. Ao fundo, encontramos o nosso companheiro Laureano, que muito se dedicou a nossa causa e participou, inclusive, do Ato Público do nosso Memorial.

Peço a compreensão dos companheiros, por não citar o nome de todos. Digo isso, porque ficaria muito extenso falar de tantos colegas tão honrados e merecedores de muitas homenagens, porém, em tempo, recebam meus sinceros agradecimentos.

Agradeço, neste ato, também, àqueles amigos que patrocinaram este evento, deixando para citar a relação dos nomes de todos, oportunamente.

 

5 – Na foto 05 – O Representante e Conselheiro da Cruz Vermelha agradeceu carinhosamente ao Cabo Bezerra e se comprometeu a assegurar todos os esforços, junto a sua Entidade, à nobre luta pela anistia política no Brasil, porque aqueles que disseram não ao golpe e que ficaram ao lado da Constituição Federal do Brasil possuem peito erguido e coragem de ir à luta, não precisando se esconder atrás das muralhas dos quartéis para torturar covardemente cidadãos brasileiros, como fez o Coronel Brilhante Ustra, o Coronel Paulo Malhães, o Coronel Curió e vários outros, inclusive os Generais. Cito os casos do General Mourão Filho e do General Kruel, que receberam malas de dólares para trair a fidelidade do Presidente eleito pelo povo, João Goulart, implantando, a seguir, uma devastadora onda de terror pelo país.

 

6 – Na foto 06 – Nesta foto, temos a honra de contarmos com o Presidente da ABI e ilustre Jornalista Tarcísio Holanda, âncora do Programa Brasil em Debate da TV Câmara. Também, perseguido político, que apresentou uma brilhante narrativa sobre os fatos que sucederam o golpe militar, sendo que neste momento, o Dr. Modesto da Silveira estava de pé discursando.

 

7 – Na foto 07 – Contamos, também, com a presença do grande amigo, o Jornalista Luiz Augusto Gollo, Radialista da Rádio Nacional, nesta foto, conversando com o grande amigo e companheiro ao lado da esposa, o Sr. João Vicente Goulart, filho do nosso Presidente deposto.

 

Ao final do Seminário, apresentamos o Sr. João Leite, Cabo do Exército, que de forma muito humilde, narrou as perseguições e torturas que sofreu quando serviu no Regimento Escola de Cavalaria Andrade Neves, na Vila Militar, em Deodoro, no Rio de Janeiro, declarando estar imensamente arrependido por ter cumprido a missão que lhe fora ordenada. Tendo sido obrigado pelo seu sargenteante e pelo seu Comandante a matar prisioneiros do quartel com tiro de fuzil. Sendo que, para aqueles que ainda ficaram vivos, a ordem era desferir-lhes um golpe de baioneta no coração. Na sequência, eles eram carregados e jogados na linha de trem, nos fundos do quartel, objetivando que o primeiro trem, da madrugada, quando passasse, dilacerasse todos os corpos, alternando entre 5 a 8 vítimas por dia. Assim, o número base de 500 mortos, pode ter sido ultrapassado, no Regimento Andrade Neves, em 1964.

O próprio depoente, Sr. João Leite, em sua fala, recomendou que todos os companheiros que participaram de prisões arbitrárias, torturas, maus-tratos e desaparecimento de cadáveres, embora de outros quartéis, devem, o mais rápido possível, comparecer espontaneamente perante a Comissão da Verdade para prestarem seus depoimentos e obterem o reconhecimento do seu pedido de perdão e fazer jus, se for o caso, do benefício da Delação Premiada e ou Recebimento de Perdão pela Lei da Anistia.

Na oportunidade, solicitou-se às mães, às esposas, às filhas, aos pais, irmãos e irmãs, noivas e namoradas, que perderam seus parentes ao final do ano de 1963 até 1964, na periferia da Vila Militar, no bairro de Deodoro, que tomaram conhecimento que eles foram presos pela patrulha do Exército e os mesmos desapareceram, que aceitem o pedido de perdão deste militar que fez revelações publicamente neste Seminário.

Tenham a certeza companheiros e camaradas, passamos as nossas vidas lutando pelos nossos direitos. Agora estamos velhos, mas continuaremos assim, íntegros e fiéis aos nossos ideais, igualmente, até os últimos dias de vida, do nosso herói, o Brigadeiro Rui Moreira Lima.

Aquele que prima pela honra, pela moral, pela ética e pela Justiça sentirá sempre ao seu lado a presença de Deus e terá sempre forças para transpor os mais difíceis obstáculos.

Agradecemos pela presença de todos.

 

Dr.José_Bezerra_48x74
José Bezerra da Silva – Cabo Bezerra
Representante da ASSMAN/BA & ASPARN/RN
jbezerradasilva.rj@hotmail.com

 

gvlima15_jpg
Postado por Gilvan VANDERLEI
Ex-Cabo da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
E-mail gvlima@terra.com.br