(Foto: Pedro França/Agência Senado)

Tasso derruba cobrança de anistiados políticos da reforma: "discutimos o futuro, não o passado".

Tasso veta cobrança de anistiados da reforma

(Foto: Pedro França/Agência Senado)

 

 

 

 

 

O relator da reforma da Previdência no Senado, Tasso Jereissati (PSDB-CE), decidiu retirar do texto proposta que previa cobrança de contribuição previdenciária de anistiados políticos. Os aliados do presidente chamam pejorativamente as indenizações de “bolsa-ditadura”.

Dívida histórica 2 A cobrança de contribuição dos anistiados chegou ao Congresso pela equipe econômica do governo, mas Tasso considerou que se tratava de retaliação. Além disso, avaliou, isso poderia suscitar questionamentos jurídicos.

Fonte: Blog do Magno

 


De: TMLD Advocacia [mailto:contato@tmld.com.br]
Enviada em: sábado, 7 de setembro de 2019 10:47
Para: OJSF39 <ojsf39@gmail.com>
Cc: (…); Associação dos Anistiandos do Nordeste – ASANE <asane2002@gmail.com>; (…); GV LIMA <gvlima@terra.com.br>; (…).
Assunto: Notícia: Relator Veta Cobrança de Anistiados Políticos na Reforma da Previdência

 

Relator Veta Cobrança de Anistiados Políticos na Reforma da Previdência

07/09/2019
Anistia Política e Direitos Humanos

 

O Relator da Reforma da Previdência, Senador Tasso Jereissati, retirou da Reforma da Previdência a incidência de contribuição previdenciária sobre os valores indenizatórios recebidos por anistiados políticos. A mudança ocorreu na complementação de voto ao relatório apresentado junto à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) no Senado.

Conforme consta no portal de notícias do Senado Federal, “Foi retirado dispositivo que trata da contribuição para a seguridade social pelos anistiados políticos. O Relator explicou que dar tratamento previdenciário a indenizações, inclusive exigindo sobre elas tributos, motivaria ações judiciais contra a reforma”.

O Escritório Torreão, Machado e Linhares Dias Advocacia e Consultoria elaborou parecer para entidades representativas de anistiados políticos, a fim de mostrar a necessidade de excluir da reforma da previdência a incidência de contribuição previdenciária sobre anistiados políticos, além de informar sobre a possibilidade de surgirem ações judiciais com esse objeto.

O parecer esclarece a natureza indenizatória da reparação econômica e traz precedentes dos tribunais superiores sobre o tema, a fim de alertar sobre possíveis ações judiciais que seriam movidas, caso a reforma atingisse os anistiados. Os valores da reparação econômica são indenizações e não aposentadorias. Os valores dos anistiados são pagos pelo Tesouro Nacional, por meio de ação governamental direta, ou seja, não têm relação com verbas previdenciárias.

Clique no link abaixo para ter acesso à notícia completa no portal da TMLD Advocacia e para baixar o Parecer da TMLD Advocacia.

Att.

Equipe TMLD Advocacia


SHIS QL 10 Conjunto 5 Casa 13. Brasília-DF. CEP 71630-055
Tel: +55 (61) 3367-1733 E-mail:  contato@tmld.com.br  

 
E vamos em frente…
Abcs/SF (80)
 

OJSilvaFilho48x74
OJSilvaFilho.
Ex-Cabo da FAB atingido pela Portaria 1.104GM3/64
Email:
ojsilvafilho@gmail.com

 

gvlima15_jpg
Postado por Gilvan VANDERLEI
Ex-Cabo da FAB – Atingido pela Portaria 1.104GM3/64
E-mail gvlima@terra.com.br