De: Silva Filho, O J [mailto:ojsilvafilho@gmail.com]
Enviada em: quinta-feira, 2 de novembro de 2017 23:11
Para: (…); asane@asane.org.br; asane2002@gmail.com; (…); gvlima@terra.com.br; (…).
Assunto: COMISSÃO DE ANISTIA – Presdência

REPASSANDO, apoiado a indicação e conclamando a Classe para manifestar apoio… 

Vejo com bons olhos para a Classe a indicação da Conselheira, Doutora e Professora Eneá de Stutz e Almeida.

Aliás, quando de sua saída o Doutor Paulo Abrão foi o porta voz de Conselheiros, na sugestão de indicar o nome da Conselheira Eneá de Stutz e Almeida para a Presidência da Comissão de Anistia.

Mais razão tem a Classe ex-Cabos da FAB para apoiar a indicação, eis que a Conselheira Eneá de Stutz e Almeida em vários julgamentos, quiça em todos com direito certo, foi favorável à Classe, quer como relatora do processo ou integrante da Turma, quer como voto divergente ao do Coronel Henrique de Almeida Cardoso que negara a anistia, como no caso do Ademir Sampaio de Almeida e Alcinir de Almeida Silva.

O Coronel Henrique, representante do MD em substituição ao Cmt Vanderlei Teixeira, sempre foi o maior algoz da classe.

É preciso virar esse jogo, já que de cerca de 60 deferidos entre MAI/AGO 2016 e já com cálculos do mensal e do retroativo, em vez da publicação das portarias anistiadoras, o que se viu no DOU de 24/02/2017 foi a publicação de 50 Portarias indeferindo os requerimento, um a um, com base no Parecer n.º 106/2010/DECOR/CGU/AGU, de 04.10.2010, ou seja, com interferência externa.

Inúmeros outros, tem-se que nem foram julgados; tão somente penduraram esse malfadado parecer 106 e publicaram o indeferimento.

Aquela mesma interferência externa rechaçada pelo Ministro Arnaldo Esteves Lima no MS 18606 (e outros) relativamente ao JD1/2003 e ao JD6/2006, quando a interferência externa queria quebrar a decadência e anular as anistias da Classe.

Da reunião com o titular do MJ em 24/10/2017 ouviu-se que ele não tinha conhecimento dessa interferência externa; a conferir.

Enfim, se efetivamente a Classe comporta o maior contingente de anistiados e anistiandos entre os militares das FFAA, temos uma boa chance.

Assim, copie e cole a carta abaixo em seu e-mail (ou da melhor forma que lhe aprouver), assine com o seu nome completo e envie para o endereço e-mail indicacaopresidenteca@gmail.com

————

Anistiados e Entidades sugerem nome para a Presidência da Comissão de Anistia

01/11/2017   

Anistiados e Entidades da Sociedade Civil apresentam sugestão de nome para o cargo de Presidente da Comissão de Anistia.

O nome sugerido é o da Conselheira, Doutora e Professora Eneá de Stutz e Almeida.

Quem tiver interesse em assinar a carta deverá enviar um e-mail com o nome completo para indicacaopresidenteca@gmail.com

   ou   
Segue abaixo a carta de apoio à Conselheira Eneá de Stutz e Almeida que será apresentada pelas entidades no dia 06/11/2017.
 

Exmo. Sr. Dr. Torquato Lorena Jardim, 

Ministro de Estado de Justiça e Cidadania,

Ao cumprimentar-lhe, considerando o pedido de desligamento do presidente Arlindo Fernandes de Oliveira e considerando-se ainda que a Comissão de Anistia sempre atuou pautada na Lei e em consonância com as demandas da sociedade civil, em constante diálogo com os protagonistas deste complexo contexto da Justiça de Transição no Brasil, e preocupados sobremaneira com qualquer solução de continuidade nos trabalhos da Comissão, apresentamos a V.Exa. o nome da professora e atual conselheira Eneá de Stutz e Almeida para exercer a referida presidência.

A professora Eneá é Conselheira da Comissão desde 2009, com forte atuação. É professora doutora da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), tanto na graduação quanto na pós-graduação em Direito, e há muito tem se dedicado a estudar a Justiça de Transição no Brasil. Tem, assim, produção de conhecimento nesta área específica e reside em Brasília, o que a qualifica para a atuação na presidência da Comissão. Do mesmo modo, pensamos ser relevante neste momento um critério de gênero, para consagrar uma primeira mulher no exercício da função.

Por todo o exposto, e com o apoio de todos os que subscrevem, como de praxe, elevamos a solicitação para sua apreciação.

Brasília, 31 de outubro de 2017.

Assinam: I. Conselheiros da Comissão de Anistia; II. Membros do Comitê de Acompanhamento da Sociedade Civil da Comissão de Anistia; III. Representantes de entidades da sociedade civil;
IV. Assinaturas de apoio de pessoas em geral”.

Como dito, para os que tiverem interesse em assinar a carta, basta enviar um email para indicacaopresidenteca@gmail.com com o nome completo e a entidade a que está vinculado (se for o caso).

E vamos em frente…
Abcs/SF (78)
 

OJSilvaFilho48x74
OJSilvaFilho.
Ex-Cabo da FAB vítima da Portaria 1.104GM3/64
Email:
ojsilvafilho@gmail.com

 

gvlima15_jpg
Postado por Gilvan VANDERLEI
Ex-Cabo da FAB – Atingido pela Portaria 1.104GM3/64
E-mail gvlima@terra.com.br