21/11/2011 12:42
dep._claudio_puty___brizza_cavalcante2Dep. Claudio Puty (PT/PA) presidente da CFT fala sobre a audiência pública desta terça-feira

.

Audiência discute situação de militares que perderam status de anistiados

A Comissão de Finanças e Tributação realiza nesta terça-feira (22) audiência pública sobre o Projeto de Lei 7.216/10, do deputado licenciado Maurício Rands, que devolve a condição de anistiados políticos a 495 militares da Aeronáutica. Esse status foi revogado em 2004 por portaria do Ministério da Justiça.

A portaria visava a alcançar os cabos da Aeronáutica que tomaram posição contrária ao regime de exceção imposto pelo golpe militar de 1964. Todavia, 495 militares da Aeronáutica incorporados após a edição dessa portaria, ainda que de forma indireta, terminaram sendo alcançados pelos efeitos da norma e, em consequência, tiveram seu tempo de serviço interrompido, tudo à luz de típico ato de exceção em que se constituía essa portaria. Tanto é assim, que foram incluídos entre os beneficiados pela Lei 10.559/02, sendo declarados anistiados políticos, com seus direitos publicamente reconhecidos e formalizados, disse o presidente da Comissão de Finanças, deputado Claudio Puty (PT-PA), que propôs a audiência.

O projeto já foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) e aguarda inclusão na pauta da Comissão de Finanças.

Foram convidados:

audiência_pública_CFT-2

– o secretário de Governo de Pernambuco e autor do projeto, Maurício Rands;
– a ministra do Planejamento, Miriam Belchior;
– o presidente da Comissão de Anistia e secretário nacional de Justiça, Paulo Abraão;
– a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário;
– o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante.

Dr. Walter_Gomes– Dr. WALTER GOMES FERREIRA, Associação dos Anistiandos e Anistiados da Região Norte do Estado do Pará – AAARNPA.

A audiência será realizada às 14h30. O local ainda não foi definido.

Da Redação/WS

gvlima15_jpg
Postado por Gilvan Vanderlei
Ex-Cabo da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
E-mail gvlima@terra.com.br