Enviado em 31/10/2011 às 19:25

Programa Forum - Anistia Política - 19Sueli Bellato, conselheira e vice da C.A. dando entrevista para TV Justiça

MUDANDO DE OPINIÃO:

Conselheira: “Só dizer que foram perseguidos é pouco”

Mais antiga integrante da Comissão de Anistia, a conselheira Sueli Bellato, vice-presidente do grupo, entende que esses Cabos, para terem direito à indenização, precisam demonstrar que se opuseram ao regime militar.

A meu ver, foi um dado histórico insuficiente, se comparada à dignidade dos que foram realmente atingidos. Só dizer que foram perseguidos é pouco. Quantos contribuíram pela legalidade e enfrentaram de fato a ditadura? Terão que demonstrar isso – disse Sueli.

(…)

.

NOSSO COMENTO:

A reportagem de 30/11, ( Do valor pago, militares ficam com R$2,1 bi ) de O GLobo, era sobre revisões de valores das anistias.

Mas a conselheira e vice da Comisão de Anistia, Sueli Bellato, falou, em referência, aos Cabos FAB portaria 1.104, “Que, não é só preciso dizer que foi perseguido , tem-se que se provar.” Ou seja tem que se provar, que houve resistência contra a ditadura, ou seja como dito pela AGU, tem que haver nas alterações, CONOTAÇÃO POLITICA.

Os nossos direitos foram cerceados por um Ato de Exceção, conforme ratificado péla Súmula 003 editada pela CA em 2002. Então, não temos marcas de algemas nos pulsos nem vergões no corpo.

Outrossim como dito pelo Presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, “É preciso ter vivenciado ou conhecer os meandros da 1.104, o que fundamentou a mesma, como o OF 04 e Bol 21, pára poder vê-la como ato Exceção e não ato administrativo“.

Outrossim reconhecida pelo Nelson Jobim, e AgRG em 2005, processo do Ceara, “Portaria, que veio como administrativa, para punir militares…”. Também, ela, afirmou que o nosso caso, não se compara aqueles que lutaram contra a ditadura. Eu vivenciei, e vi, colegas nossos serem licenciados, com familia formada sem direito a defesa, colegas que tiveram seus reenganjamentos alterados, depois de publicado em Bol da Unidade, para não alcançarem a estabilidade.

A conselheira Sueli Bellato, em dois (2) pareceres feitos pelo Presidente Comissão deAnitia, que até hoje nos apoia, cerceado de atuar nos nossos processos, ela referendou o dito por ele, mas agora muda o discurso assim como o Nelson Jobim e o próprio, Ministro da Justiça, recentemente.

Temos que contar com a decadência e falta da ampla defesa, para que os patronos façam com que os Ministros do MJ, parem e reconhençam os nossos direitos.

Vamos a VITÓRIA.

.

Jose Alberto de Queiroz
j_queiroz45@hotmail.com

gvlima15_jpg
Postado por Gilvan Vanderlei
Ex-Cabo da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
E-mail gvlima@terra.com.br