PAbrao_photo_2

De: Paulo Abrão Pires Junior [paulo.abrao@mj.gov.br]
Enviada em: terça-feira, 20 de setembro de 2011 19:16
Para: undisclosed-recipients:,
Cc:
undisclosed-recipients:,
Assunto: Anistia e TCU

.

Prezados e Prezadas,

Hoje tivemos conhecimento de uma importante vitória jurídica para nós da Comissão e para os anistiados.

Todos se lembram da decisão do TCU expedida em agosto no ano passado querendo rever todas as indenizações já concedidas. A Comissão de Anistia e a Consultoria Jurídica do MJ interpuseram um pedido de reexame contra a decisão em setembro do ano passado (o que fez suspender os efeitos da decisão do TCU) e oficiamos para que a AGU (órgão jurídico para defesa das decisões de governo) assumisse a defesa das decisões da Comissão e dos Ministros das Justiça junto ao TCU.

Ocorre que a Consultoria Jurídica do Ministério da Defesa defendeu junto a AGU a correção da posição do TCU.

Após longos debates e pareceres, a AGU elaborou seu parecer final:

a)   a anistia é regime jurídico especial, de caráter indenizatório;

b)   não cabe ao TCU equipará-las ao regime previdenciário e, portanto, este não tem competência para registro e fiscalização;

c)  as indenizações não são atos jurídicos complexos, ao contrário, são atos administrativos compostos, ou seja o ato é formado pela vontade única de um órgão (no caso o parecer favorável da Comissão de Anistia), sendo apenas ratificado por outra autoridade (a publicação da portaria pelo Ministro de Estado da Justiça)”. fls 181.

O diretor do Departamento de Orientação e Coordenação de Órgãos Jurídicos (DECOR) da AGU acolheu estes entendimentos “pois estão em sintonia com aqueles defendidos pela CONJUR/MJ, exposto no Pedido de Reexame protocolado pelo MJ perante o TCU”.

Estes pareceres foram ratificados pelo Consultor Geral da União e pelo Advogado Geral da União, Luis Inácio Adams. Todos concluíram pela atuação da Advocacia-Geral da União, através do Departamento de Assuntos Extrajudiciais, junto ao TCU, no sentido de buscar provimento ao Pedido de Reexame interposto pela Comissão de Anistia e a CONJUR do Ministério da Justiça.

Vamos agora aguardar a defesa da AGU junto ao TCU e verificar a decisão final daquele órgão. A vitória ainda não está dada. O desafio ainda está no TCU.

Seguem em anexo os pareceres completos para conhecimento geral de todos e todas.

Um abraço,

Paulo Abrão
Presidente da Comissão de Anistia
Ministério da Justiça

gvlima15_jpg
Postado por Gilvan Vanderlei
Ex-Cabo da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
E-mail gvlima@terra.com.br