cartaz49-ª-CA

RELATOS DOS QUE ESTIVERAM LÁ…

NA 49ª SESSÃO DA CARAVANA DA ANISTIA, SÁBADO (30/04), NA ABI-RIO DE JANEIRO


De: José Bezerra da Silva
Data:
domingo, 1 de maio de 2011 22:11
Para:
nelio.schmidt@globo.com; gvlima@terra.com.br
Assunto: RE: Res: Reunião ABI – 30/04/2011

Companheiro Nélio,

A 49ª Caravana foi um sucesso, pois teve início tão logo o Ministro chegou, a Casa estava cheia, e já era por volta das 15 h. Após a fala de abertura, o Presidente Paulo Abrão recebeu o Brig. Rui, lendo a carta de seu pai, em sua homenagem, ato contínuo, o Ministro José Eduardo Cardoso entregou o Certificado de Anistiado Político ao mesmo, com o pedido de PERDÃO PELO GOVERNO BRASILEIRO.

Foi um ato solene e de grande motivação, tudo a altura da grandeza do nosso Patrono e Herói. Tão logo lhe deram a palavra, o nosso Patrono levantou o caso das Anistias dos Cabos da FAB e dos 495 desanistiados, portanto, fique sabendo, ele está conosco, e não abre mão. Amanhã, estarei em BSB (…) … {pessoalmente falarei os detalhes}. No dia 07, do corrente, estarei em Pernambuco.

Quando eu souber o horário da minha passagem, vou informá-lo.

Vamos em frente e Avante !!! Fique com Deus !!! Pode repassar.

Abraço, BEZERRA.

.


Em 2/05/2011, às 00:22:54, PEDRO GOMES – vítima da Portaria 1104GM3/64 – PRESO POLÍTICO em 1976 | e-mail disse:

.

Ôôô… todos aí:

Na homenagem ao Brigadeiro Rui, tivemos mais uma vez a demonstração do “pagamento” de uma “dívida” a quem jamais será totalmente ressarcido, e, MAIS UMA VEZ O PEDIDO DO GOVERNO FEDERAL PARA QUE AS VÍTIMAS DA PORTARIA 1.104/64 FIQUEM A “MARCAR-PASSOS”…

Vocês se lembram da voz de comando (em ordem unida): “MARCAR-PASSOS” ???

Estamos no QUINTO MÊS do ano e a Comissão de Anistia só julgou 15 casos neste ano, o que, antigamente, era julgado (EM DOBRO OU TRIPLO) em apenas um dia.

VOLTEMOS À SESSÃO DA 49ª. Caravana da Anistia:

a) Sua Excelência, o Brigadeiro Rui, sempre esbanjando simpatia, e a todos fazendo rir, como sempre… , até o ponto que sua esposa subiu ao palco, pediu licença ao Ministro da Justiça (do tipo: “desafasta”), pegou o microfone das mãos do seu marido e anunciou que o homenageado estava falando há mais de 15 minutos, quando o médico só tinha autorizado, no máximo, 10 minutos. A PLATÉIA VEIO ABAIXO EM SORRISO…

b) Em meio à fala do Brigadeiro, da platéia ecoou um forte grito de: “SENTA A PUA”… , e, a reboque da voz do Brig.Rui, ouviu-se a resposta: “BRASIL”… — foi um momento emocionante…

c) Tanto o Brigadeiro, quanto o Dr. Paulo Abrão, fizeram referência aos casos ainda não decididos de anistia, mencionando o “CASO DOS EX-CABOS DA FAB“.

d) Até da fala do Jean Wyllys (Jornalista e escritor baiano, Deputado Federal eleito pelo PSOL-RJ. Colunista do jornal Correio da Bahia, Professor da UVA e da ESPM), aquele ex-BB, que eu pensava não ser uma boa “fala” para o momento…, foi boa.

d) Gostei do que falou também o Deputado Chico Alencar (PSOL/RJ)… , QUE, À SEMELHANÇA DOS OUTROS ORADORES, calcaram muito suas falar em cima de letras de músicas de Geraldo Vandré, Chico Buarque, Wilson Moreira (ó Senhora liberdade…), Gonzaguinha. — Eu nunca tinha ouvido, de público, uma “tropa” cantando em uníssono músicas de Geraldo Vandré e de Chico Buarque… , foi interessante e emocionante…

e) Tive a oportunidade de fazer e distribui várias “etiquetas”, tipo TARGETAS, com a inscrição “NÃO ANISTIADOS”, em vermelho, as quais foram coladas no peito de vários ex-fabianos presentes, os quais, juntamente comigo foram fotografados por diversas vezes.

f) Gostei de estar com o Bezerra, com o Daire, o Hélio Roma, com o pessoal de Garatinguetá…, e tantos outros.

g) ao final, o Ministro da Justiça nos sugeriu:

SENTAR A PUA !!!!!

ENTÃO EU DIGO: MÃOS À OBRA !!!

Assim viu o PEDRO GOMES.

.


De: Silva Filho, Oswald J. [mailto: ojsilvafilho@gmail.com ]
Enviada em: terça-feira, 3 de maio de 2011 13:00
Para: asane@asane.org.br ; (…)
Cc: gvlima@terra.com.br; marcos.sena@uol.com.br; (…)
Assunto: Homenagem ao Major Brigadeiro do Ar Rui Moreira Lima – ABI 30-04-2011

.

ojsf 1Na chegada, acompanhado pelos ex-Cabos Anistiados Luiz R. F. PIMENTEL, O. J. SILVA FILHO, Anderson L. VATUTIM, e o seu Assistente.

.

ojsf 2Na entrega do Certificado de Anistiado político pelo Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e o Presidente da CA/MJ Paulo Abrão Pires Junior

.

26OUT07 ABIDesta vez o auditório da ABI estava tão cheio quanto naquela reunião em 26-10-2007.

.

.


Em 4/05/2011, às 12:01:31, PEDRO GOMES – vítima da Portaria 1104GM3/64 – PRESO POLÍTICO em 1976 | e-mail disse:

.

ôôô… todos aí:

A meu ver, foi uma homenagem muito singela…

O GOVERNO FEDERAL bem que poderia ter incrementado esta homenagem — CUMPRINDO A LEI — e a Constituição, no sentido de ela, a UNIÃO FEDERAL, se abster de perseguir (de continuar perseguindo) Sua Excelência o Brigadeiro Rui, como de fato vem fazendo, ao permanecer a AGU impingindo RECURSOS JUDICIAIS, um atrás do outro, indefinidamente, contra o nosso HERÓI DE GUERRA.

E, como o Brigadeiro já pediu DIVERSAS VEZES:

a) acertadíssimamente;
b) contitucionalmente;
c) legalmente;
d) pacientemente;

teria sido mais robusta a homenagem se o GOVERNO FEDERAL respondesse ao homenageado que, atendendo ao seu pedido, e, na forma do ESTATUTO DO IDOSO, já, neste mês, estariam resolvidos os casos das vítimas da Portaria 1.104/64 , ao invés do anúncio que foi feito (doloroso anúncio), que já se tornou “REPETECO”, do tipo disco quebrado, de que as vítimas MESMO SENDO IDOSO E DOENTES TERÃO QUE TER PACIÊNCIA E ESPERAR A COMISSÃO DE ANISTIA SE REESTRUTURAR…

Ao meu sentir…, e com absoluta certeza, volto a dizer que a homenagem foi muito singela, muito simples, pobre de cumprimento da LEI e pobre frente à envergadura do homenageado.

O GOVERNO FEDERAL perdeu a oportunidade de mostrar que está cumprindo plenamente a:

1) Constituição Federal;
2) a Lei de Anistia;
3) o ESTATUTO DO IDOSO;
4) o Princípio da Dignidade Humana.

Eu, com minha “targeta” colada no peito, com a incrição em VEMELHO para todos lerem: “NÃO ANISTIADO”, supliquei diretamente ao Dr. Paulo Abrão mais celeridade em resolver os pedidos de anistia das vítimas da FAB, e, na minha súplica verbal e escrita acrescentei: “… NÓS VAMOS MORRER E NÃO VAMOS VER A LEI DE ANISTIA CUMPRIDA…” — ao que, mais uma vez, ele disse que isto não ia acontecer…

ASSIM EU VI, E VIVI, A SESSÃO DA 49ª CARAVANA DA ANISTIA EM 30/04/2011.

.

– PEDRO GOMES.

(P.S.:  interessante… , o Dr. Paulo Abrão apertou a minha mão EFUSIVAMENTE três veses ao se depedir de mim…)

gvlima15_jpg
Postado por Gilvan Vanderlei
Ex-Cabo da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
E-mail gvlima@terra.com.br