basta111.

Caros FABIANOS e leitores em geral,

.
Mais uma vez estamos dando ênfase às reflexões do companheiro de lutas Nelson, ex-Cabo da FAB – Pré 1964 – anistiado administrativamente pela CA/MJ, o qual nos brinda desta vez com dois comentários incontroversos e contundentes das ações intentadas pelos órgãos da administração pública federal contra os ex-Cabos da F.A.B. anistiados há mais de 8 anos que estão relacionados no ANEXO I da Portaria Interministerial 134/MJ/AGU/2011.

Os comentários e reflexões referem-se a nossa publicação contida no Post: “REVISÃO: Parecer AGU 001/2011 & Portaria 134/2011”, verbis:

.

COMENTÁRIOS:

Nelson – ex-Cabo da F.A.B. Vítima da Portaria 1.104GM3/64.
Escreveu, em 23.maio.2011 às 19:12 PM

.

Eu, como todo o brasileiro gosto de futebol, porém acho os gastos com a Copa de 2014 além de vaidade de um País com tantos problemas como o nosso para um evento efêmero que nada irá acrescentar além de obras ‘faraônicas’ e gastos que irá até décadas, enquanto que o TCU alega que não há verbas para pagar os Cabos da FAB que nessas alturas, até chegarem um acordo entre as diversas Instituições do País já estarão mortos. Alias, já estamos moralmente mortos e nos tratam como se o Regime de Exceção ainda vigorasse.

Concordo que cada Instituição do País tenha sua Assessoria Jurídica, porém emitir “pareceres” contrários a Cabos da FAB anciãos, doentes e sem perspectiva para o futuro, caracteriza a continuação velada dos anos 60 atropelando a quem de direito: A Constituição da República e o Supremo.

Aprendemos que os Poderes são harmônicos entre sí, mas creio que, à exceção do Supremo Tribunal Federal, os restantes Poderes está como uma orquestra que antes da ópera está afinando seus instrumentos produzindo uma cacofonia antes do espetáculo.

Creio que todas as Leis derivam da Constituição e creio que o Supremo Tribunal Federal que é o ‘Guardião Supremo das Leis’ não se deixará levar ao sabor de Portarias, Leis complementares de Órgão subordinados ou de quaisquer Instituições que venham a se insurgir quando das deliberações da Corte de Justiça Maior.

Apesar de ser leigo em matéria de Jurisprudência, após a Portaria Interministerial 134/MJ/AGU de 15 de fevereiro de 2011, só pude concluir: “será que não basta 40 anos de exilio em meu próprio País, subempregos, humilhações, a Faculdade de meus filhos indo por água abaixo, casa própria? um sonho, Plano de saúde: SUS, etc.

Pensei, em minha revolta: “Eis o Espírito das Leis

.

Nelson
Ex-Cabo da FAB – Vítima atingida pela Portaria 1.104GM3/64
pegasors2011@hotmail.com

.

-o-o-o-o-o-

Nelson – ex-Cabo da F.A.B. Vítima da Portaria 1.104GM3/64.
Escreveu, em 20.maio.2011 às 15:26 PM

.
Sou anistiado Pré-64. Não sou xenófobo mas será que seremos perseguidos por mais alguns anos, além dos quase 48 anos quando a raiz do problema é a paranóia da época da guerra fria dos Estados Unidos da América contra a URSS está nos atingindo até a presente data?

Enquanto as trombetas tocam por “democracia, democracia”!!! Os nossos chefes usam dos mesmos métodos de perseguição, humilhação usados pelos países totalitários, fazendo dos ‘Cabos da Aeronáutica’ bodes expiatórios?

Não é o caso de apelar para a Suprema Corte dos Estados Unidos para reparar o mal que causaram aos militares velhos, sofridos e doentes os quais perderam uma Carreira, um ideal de vida!!!???

Existe uma frase de um Monarca Espanhol do passado: “Onde está a cláusula de Deus que só certos Países podem se apossar do novo mundo”

Agora pergunto eu: Onde está a cláusula que os Americanos podem ter a faculdade de ingerência na política de outros Países ao ponto de invadir, matar, impor sua ideologia “democrata” (para o povo deles)???…, Eu, por exemplo, participei de diversas reuniões de Sargentos e Cabos em um reservado de uma churrascaria em Canoas/RS cujo dono era um Vereador do Município, onde o Capitão-Aviador Alfredo Ribeiro Daut (já falecido), Sargento Álvaro Oliveira, Paulo de Mello Bastos, Presidente do Sindicato dos Aeroviários e muitos outros que usavam pseudônimo, também se encontravam, quando reconheci um Cabo que trabalhava no “A-2?, que passou a frequentar a referida churrascaria, cujo o dono era opositor ao regime militar, eu avisei os demais colegas que passaram a se reunirem na Rua Tomé de Souza em Canoas/RS que na época era uma República de ‘Cabos Solteiros’ onde eu residia na época.

Na oportunidade, ou melhor, na ocasião eu servia na Quinta Zona Aérea, hoje V COMAR, quando, ao passar pelo prédio do Comando vi o Sargento Álvaro na Sala do Oficial de Dia, ocasião em que me pediu para ir ao reembolsável da Unidade comprar material de higiene pois estava detido para “averiguação”, quando me perguntou como poderia fugir.

Sugeri a ele, que “ali encostava várias viaturas em frente ao Prédio do Comando, tais como procura e compras, levar lanches para tripulações ao Aeroporto Salgado Filho, etc”…

Mais tarde fiquei sabendo que ele fugiu para o Uruguai em “carona” de caminhão de carga, bem como sua esposa e filhos usaram do mesmo expediente para se juntar a ele no Uruguai.

Fiquei sabendo também que ele era o único que continuou recebendo ajuda de custo de Jango em sua fazenda “La Silla”, onde estava exilado.

Quanto aos outros, alguns sumiram ou fugiram. Quanto a prisão do Sgt. Álvaro deve estar registrada no Livro do Oficial de Dia de 1967.

Apesar de estar influenciado por elementos acima citados com promessas como “quando o Jango assumir, os Cabos serão promovidos nas Unidades, poderão votar, casar, ficarem estabilizados… atingirão o Oficialato, etc,… atualmente, velho, doente e descrente com ideologias, não creio que muita gente imoladas pelo regime militar, sem treinamento militar, como os estudantes, intelectuais cuja arma era os livros, exceto Lamarca e outros idealistas sem expressão, pudessem mudar um País com tanta disparidade de raças e costumes.

Perseguir, torturar, matar em nome da Democracia é o mesmo que combater o fogo com gasolina.

Quanto a justificar que os Cabos da FAB foram expurgados por motivos políticos é “pane de raciocínio”, pois, tratava-se de um movimento CLANDESTINO.

Pelo menos aqui no Sul, quem não concordava com o regime Militar, não andava com uma placa pendurada no pescoço: “SOU CONTRA O REGIME MILITAR” ou os “Agentes do A-2? com um distintivo no peito: “AGENTE SECRETO”.

Nossa “Via Crucis” é o mesmo que o Governo Francês proibir o ‘14 de julho’ e os Sans-Cullotes e Robespierre por depor o Rei Luis XVI e levá-lo a guilhotina, pois o Rei era a Autoridade constituída.

Deveria haver um consenso civilizado.

Acontece que certos homens por ocasião de convulsões sociais, dão vazão ao seu sadismo e instintos bestiais, principalmente contra os fracos.

Que Deus ilumine os nossos Ministros Juristas. Que não se deixem influenciar por casuísmos de órgãos que não têem autonomia de ditar e interferir em decisões de nossos Ministros do Supremo.

A Lei é fulcrada na moral e na justiça e no Contrato Social que é a constituição.

É o desabafo de quem está velho, doente e vivendo uma tortura psicológica.

É o que eu penso.

.

Nelson
Ex-Cabo da FAB – Vítima atingida pela Portaria 1.104GM3/64
pegasors2011@hotmail.com

gvlima15_jpg
Postado por Gilvan Vanderlei
Ex-Cabo da FAB – Vítima da Portaria 1.104GM3/64
E-mail gvlima@terra.com.br

.